Veja como colaborar com o plano de arborização

Divulgação/PMCB

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), apresentou no mês de março na Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Arborização Urbana. O objetivo é otimizar e modernizar as atividades de planejamento, gestão e expansão do patrimônio arbóreo em Campo Bom. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo já foi colocada em prática seguindo as regras previstas no estudo.

O plano traz um diagnóstico da arborização da cidade, caracterização urbanística, paisagística, social e econômica do município, colaborando também com o direcionamento do plantio de mudas, poda e corte de árvores. Além de pôr fim a problemas crônicos enfrentados na cidade como a ausência de informações sobre número de árvores e espécies, por exemplo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jéferson Timm, os moradores terão papel fundamental no desenvolvimento do Plano. Foram criadas formas de participação como a entrega de mudas no Horto Municipal, orientação sobre o plantio correto tanto para comunidade em geral quanto para empresas que podem adotar áreas de passeio público e assim compensarem o impacto ambiental gerado por suas atividades. Será lançada ainda uma cartilha de arborização com instruções básicas sobre a escolha das espécies e técnicas de plantio. Às empresas que demonstrarem interesse de adotar espaços, serão indicados locais que podem receber mudas novas e será permitido colocar uma placa divulgando seu negócio. “Com todas estas estratégias vamos aumentando a arborização da cidade, o que nos levará a uma média de três mil mudas corretamente plantadas por ano nos passeios públicos”, comenta o secretário. Segundo ele, hoje 61% das árvores plantadas em passeios públicos causam conflitos com fiação elétrica ou obstrução de calçadas e 65% precisam desde poda corretiva até mesmo supressão. “Por isso a importância de conscientização da população sobre a arborização correta”, reforça.

PEGUE SUA MUDA

O Horto Municipal disponibiliza mudas para a população plantar no pátio sob orientação de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) que indica quais são as árvores mais apropriadas para cada situação. As espécies mais recomendadas para locais com fiação elétrica são chal-chal, pitanga, goiaba-da-serra, ipê amarelo e aroeira-salsa, enquanto em locais sem fiação é possível empregar árvores maiores, como ipê-rosa, pau-ferro, sibipiruna e jacarandá. Para solicitar mudas é possível comparecer pessoalmente na Sema, enviar e-mail para sema@campobom.rs.gov.br ou contatar o telefone 3598-8643.

Outras formas de participar

Comunidade em geral:
1) Informando a Sema: Sugerir para o e-mail sema@campobom.rs.gov.br locais que o morador considera prioritários para recuperação da arborização urbana, como trechos de avenidas, ciclovia, praças ou ruas do bairro.
2) Arborizando sua calçada: O morador pode enviar fotos de vários ângulos da sua calçada em frente do seu imóvel para o e-mail sema@campobom.rs.gov.br. A Sema irá indicar as espécies apropriadas para plantar no local, doa as mudas e o adubo.
3) Organizando grupos de plantio: Cada morador pode ajudar a organizar grupos de voluntários para realização de plantio de mudas pela cidade. Para isso é preciso marcar uma reunião com a Sema pelo telefone 3598-8643.

Empresas e instituições:
Compensação da pegada de carbono que é o impacto ambiental gerado por atividades de empresas: Proprietários de empresas podem fazer a recomposição da arborização urbana da cidade. Para isso, devem agendar uma reunião com a Sema para a indicação do local adequado para a quantidade de mudas que precisa ser plantada. Será fornecido certificado do plantio e o selo de responsabilidade ambiental.

Plantios compensatórios:
Proprietários de empresas podem executar medidas compensatórias recompondo a arborização urbana da cidade. É preciso agendar uma reunião com a Sema que indicará o local adequado para a quantidade de mudas. Será feito licenciamento do projeto de recuperação de área degradada, fornecendo certificado do plantio e selo de responsabilidade ambiental.

Empresa amiga do meio ambiente: Empresas que queiram contribuir para recomposição da arborização urbana independente de terem obrigações de compensação poderão expor sua marca em placas de identificação. Interessados devem agendar uma reunião com a Sema que indicará o local adequado para a quantidade de mudas que a empresa precisa plantar, fornecerá autorização para implantar o projeto, certificado do plantio e o selo de responsabilidade ambiental.

Sair da versão mobile