Vale Germânico inicia preparação para a retomada do turismo

Angélica Spengler/AG

Pensando na preparação técnica para a retomada do turismo, os nove municípios que compõe o Vale Germânico – Campo Bom, Araricá, Dois Irmãos, Ivoti, Sapiranga, São Leopoldo, Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Novo Hamburgo – iniciaram terça-feira, 1º, uma série de palestras e workshops. A iniciativa é fruto do convênio firmado com o Sebrae e organizado pela Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars), com a finalidade de oferecer ferramentas de gestão do turismo e auxiliar as prefeituras na elaboração ou aperfeiçoamento de seus planos municipais de turismo.

A iniciativa começa por Dois Irmãos, segundo a prefeita da cidade, e presidente da Amvars, Tânia Terezinha da Silva. “A pandemia freou muitas ações e fez com que as cidades focassem em investimentos na saúde. Mesmo assim, os gestores de turismo seguiram trabalhando, formando parcerias e assinando convênios técnicos, que agora irão para a prática”, comenta, destacando que os atrativos que devem ser organizados primeiramente são o Caminho das Cervejarias e os Caminhos Rurais.

Nas palestras e workshops, os secretários de turismo, turismólogos, gestores municipais, empresários e comunidade buscarão respostas à pergunta que mais os desafia nesse momento: “O que buscará o turista pós pandemia?” Dentro da parceria com o Sebrae, o município de Ivoti já recebeu o ciclo de qualificação, no mês de agosto e o cronograma de ações segue até outubro, também com oficinas on-line. As demais cidades do Vale Germânico, região turística reconhecida oficialmente em 2019 pelo Ministério do Turismo, terão acesso ao mesmo conteúdo. Depois de Dois Irmãos que inicia nesta semana, Morro Reuter, Sapiranga, São Leopoldo, Campo Bom e Araricá já tem datas para as ações e Santa Maria do Herval e Novo Hamburgo devem ter o cronograma definido em seguida.

Sair da versão mobile