Vai ter AG na sala de aula em 2020

Angélica Spengler/AG

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Desde 2018 o Jornal A Gazeta desenvolve o programa AG Educa em parceria com Secretaria Municipal de Educação e os Colégios Sinodal Tiradentes e Santa Terezinha levando a edição impressa do único semanário da cidade para dentro das salas de aulas. Para o ano letivo de 2020 a iniciativa foi renovada e trará novidades. “O AG Educa, não é apenas mais um programa educacional, é um programa que além de envolver os alunos e professores envolve também as famílias que acabam, em casa interagindo com alunos. É uma oportunidade em que todos os envolvidos neste programa possam comentar as notícias de Campo Bom, de encontrar nas páginas do AG as informações de sua cidade, do seu bairro da sua rua, da sua gente. Além disto é uma forma de colaborarmos com a prática da leitura, tão importante para o desenvolvimento educacional e cultural desta nova geração”, afirmou o diretor e fundador do AG, Mauri Spengler.

Ferramenta de ensino

O AG Educa trabalha a utilização do Jornal A Gazeta como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula, possibilitando, principalmente aos novos leitores, a oportunidade de acesso ao meio jornal. Semanalmente 22 escolas (vinte da rede municipal e duas particulares) recebem a edição impressa do periódico, totalizando a participação de 1.777. Desde o início do projeto, a ideia visa estimular o prazer da leitura, a sua ampla reinterpretação em seus vínculos com a realidade social e a criação de alternativas para expressão de atitudes cidadãs.

Entre os impactos buscados por meio do projeto, estão melhorar os hábitos de leitura do jornal; melhorar a assimilação dos conteúdos escolares; ampliar a imaginação, a interpretação e a criatividade; ampliar o vocabulário; favorecer o trabalho em grupo; potencializar a concentração e a disciplina em sala de aula; utilizar o jornal como apoio ao livro didático, entre outros objetivos. “Temos uma preocupação constante, que é levar aos nossos alunos as tendências em educação para dentro da sala de aula. E o projeto AG Educa, vem ao encontro desse objetivo, levando aos alunos as notícias locais e regionais na qual estão inseridos”, revelou a diretora do Colégio Santa Terezinha.

Aspectos que foram frisados pela secretaria de Educação e Cultura, Simone Schineider. “Pelo terceiro ano consecutivo, o município tem parceria com o Jornal A Gazeta, como uma ferramenta pedagógica a mais no trabalho do professor. Por meio do trabalho com jornal impresso na sala de aula, o aluno desenvolve o prazer pela leitura, amplia vocabulário, obtém conhecimento e informação sobre a cidade, a escola, a sociedade. Logo, está se formando pessoas com atitudes cidadãs mais informados, com análise crítica e participantes efetivos na sociedade campo-bonense”.

Para Silvia Korndoerfer Rangel, diretora do Colégio Sinodal Tiradentes, parceiro desde a implantação do projeto, o olhar de curiosidade de cada aluno ao receber o seu exemplar demonstra o interesse e o estímulo que eles vêm recebendo para a leitura. “A cada novo ano, participar do AG Educa, proporciona aos nossos professores, alunos e familiares muita aprendizagem, oportunizando uma leitura significativa ampliando o conhecimento sobre a cidade e as pessoas que aqui moram. Comemoramos e choramos com a comunidade. Aprendemos e ensinamos. Recebemos apoio e principalmente ajudamos pessoas através dos projetos solidários que o jornal incentiva, transformando sonhos em possibilidades”, afirmou.

Sair da versão mobile