Uma nova concepção na coleta seletiva

Foto: Reprodução

Iniciou nesta segunda-feira, 29/07, uma nova concepção na coleta seletiva do município de Campo Bom. Após avaliação técnica sobre a eficiência do serviço que vinha sendo executado, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, optou por testar uma nova estratégia para aumentar o potencial de segregação da fração reciclável dos resíduos. O novo formato, que funcionará de forma experimental por dois meses, objetiva avaliar a eficiência da segregação com o recolhimento sendo feito apenas uma vez por semana. Futuramente será alterado o horário de recolhimento da fração reciclável, que será feito a tarde e a noite. Caso os resultados sejam positivos, o serviço será mantido com esta frequência e horários.

Segundo o prefeito Luciano Orsi, a coleta seletiva vinha sendo realizada simultaneamente por dois caminhões em diferentes localidades da cidade.

“Como uma parcela muito pequena da população adere a separação de resíduos, era muito frequente que a coleta fosse encerrada antes do horário e com apenas metade da capacidade de carga dos caminhões. Diante disso, resolvemos avaliar outro método, que reduz a frequência e utiliza apenas um caminhão, dividindo a cidade em seis grandes zonas de coleta, cada uma com seu dia de recolhimento”.

Define o prefeito Luciano Orsi.

“Além de otimizar o serviço e reduzir o impacto ambiental em mais de 2.000 km rodados por mês, o novo método proporciona uma economia de cerca de R$ 50 mil ao mês”

Destaca o secretário de Meio Ambiente João Flávio da Rosa.

O novo modelo aposta no empenho e colaboração da população para separar e dispor os resíduos no dia correto para coleta. Além disso, estão sendo ampliados 90 pontos de entrega voluntária (PEV), onde a população pode descartar materiais recicláveis, e instalados novos coletores, agora com recolhimento de resíduos eletrônicos e perigosos, como pilhas e lâmpadas.

Atualmente todos os resíduos gerados na cidade (40 toneladas/dia) passam pela esteira da central de reciclagem. A mudança no método de recolhimento objetiva que os resíduos recicláveis e orgânicos cheguem em horários diferentes na usina e deve facilitar a triagem das frações em separado. Ressalta-se que estão sendo construídos novos prédios para central de triagem que, quando prontos, devem aumentar a capacidade de trabalho da usina.

A coleta da fração orgânica e de rejeitos continua funcionando normalmente, diariamente no Centro e três vezes por semana nos outros bairros, assim como o Caco Treco para recolhimento de móveis mediante agendamento.

Confira o novo cronograma da coleta seletiva:

Sair da versão mobile