Teatro Feevale recebeu a primeira apresentação do musical estrelado por crianças e jovens com autismo

Vinicio Martins

Os olhos brilhando, sorriso no rosto, a expectativa da primeira apresentação para uma plateia lotada. Crianças e jovens de 2 a 24 anos subiram ao palco do Teatro Feevale domingo, 1º, para se apresentarem com o projeto Uma Sinfonia Diferente RS. O diferencial? Todos os membros assistidos pela inciativa possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que afeta o domínio da linguagem, a dificuldade de socialização e um comportamento padrão restritivo e repetitivo.

Criado em 2015 pela Musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpopf, em Brasília, a edição gaúcha do projeto é coordenada pela musicoterapeuta campo-bonense, cantora e compositora da banda 50 Tons de Pretas, Graziela Pires, que foi contemplada pelo Pró-Cultura RS – Fundo do Apoio à Cultura (FAC), pela proposição do projeto musical direcionado a pessoas com autismo. Desde fevereiro, as crianças e adolescentes se preparam para o espetáculo, através de sessões de musicoterapia que ocorrem todas as segundas-feiras, nos turnos manhã, tarde e noite, com sete turmas que possuem em torno de cinco participantes.

Atuam na iniciativa ainda 11 profissionais, todos voluntários, das áreas de Musicoterapia, Psicologia e Fonoaudiologia com a Supervisão do Instituto Steinkopf, trabalham no acompanhamento e execução das sessões. O grupo foi responsável por pensar e discutir os objetivos terapêuticos do processo, além de assessorar os voluntários, atender as crianças e familiares.

Sair da versão mobile