Surdolimpíadas terá atleta do município na disputa por medalhas

Arquivo pessoal

A atleta irá para a sua 1º Surdolimpíada Internacional, sendo a única mulher gaúcha do Time Brasil

Pela primeira vez em 98 anos, a competição das Surdolimpíadas (Deaflympics, em inglês) será realizada na América Latina, e o Rio Grande do Sul foi escolhido para receber 20 modalidades. Serão cerca de 5.300 atletas de 77 países que prestigiarão a competição em Caxias do Sul entre os dias 1º e 15 de maio.

Dentre os atletas brasileiros convocados para as Surdolimpíadas, estão 45 surdoatletas do Rio Grande do Sul. E uma dessas atletas é daqui! A campo-bonense Aline Bieger, 28 anos, estará competindo na sua primeira Surdolimpíada internacional.

“Eu me sinto muito orgulhosa de participar da Deaflympics pela primeira vez e é muito bom poder competir na minha categoria (surdos) tendo igualdade na disputa”, comenta, assinalando que, em competições estaduais, ela geralmente acaba saindo depois dos demais competidores na largada, pois não escuta o tiro. “Eu me saio bem mesmo assim, mas, digamos que, eu tenho essa desvantagem”.

O Time Brasil será composto por 199 surdoatletas, sendo 110 homens e 89 mulheres. Somando os 38 integrantes de comissões técnicas, a delegação brasileira terá 237 pessoas. O país terá a sua maior delegação da história dos Jogos.

“O atletismo é algo que amo muito e que me mostra que posso superar meus limites, além de me fazer bem mentalmente. Com a perda de audição, posso afirmar que o atletismo realmente me ajudou. Eu mergulhei de cabeça nisso e é algo que julgo muito importante na minha vida”

Aline Bieger, 28 anos
Sair da versão mobile