Semana para debater inclusão e valorização da pessoa com deficiência é promovida em Campo Bom

Foto: Emerson Santos/PMCB

Desde que a Lei Municipal nº 4.817 foi assinada pelo prefeito Luciano Orsi, em 2018, Campo Bom tem uma semana destinada ao debate da inclusão e ampliação da cidadania da pessoa com deficiência. É a Semana Municipal da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Síndrome; com Transtorno; e/ou com Deficiência, sempre entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro.

Em 2022, o grande momento do período de conscientização ocorre no dia 6 de dezembro, no Teatro do Cei. O grupo de PCDs do Cras Centro, os Amigos do Coração, apresenta o musical “Os Saltimbancos – A cidade ideal” para os campo-bonenses. O evento tem início às 19h30 e a entrada é gratuita.

Pela lei, cada dia tem um significado:

27/11 – Dia da pessoa com deficiência física e da pessoa com deficiência intelectual; 

28/11 – Dia da pessoa com deficiência auditiva e da pessoa com deficiência visual; 

29/11 – Dia da pessoa com deficiências múltiplas e da pessoa com surdocegueira; 

30/11 – Dia da pessoa com síndromes (Síndrome de Down; Síndrome de Parker e outras); 

01/12 – Dia da pessoa com transtornos (Transtorno do Espectro Autista ou Autismo – TEA; Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD e outros); 

02/12 – Dia da acessibilidade patrimonial e atitudinal; 

03/12 – Dia da saúde inclusiva e da educação inclusiva.

Para o prefeito Luciano Orsi, o propósito é, através dos debates e atividades, seguir transformando Campo Bom em uma cidade para todos, criando e aprimorando políticas públicas. Por meio de ações informativas e de conscientização, o objetivo é ajudar as pessoas com deficiência a superarem as barreiras que lhes são impostas diariamente, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi.

Sair da versão mobile