Seleção Gaúcha vence Campeonato Brasileiro de Pesca com a participação de um campo-bonense

Isaias Blos, capitão da Seleção Gaúcha de Pesca, liderou equipe rumo ao Octacampeonato Brasileiro em competição no Rio de Janeiro

Por Giordanna Vallejos

Dos dias 08 à 11 de junho de 2023, ocorreu em Araruama, no Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Seleções, que contou com a participação além da Seleção Gaúcha, também com a Seleção Paulista, Carioca, Catarinense e Capixaba.

O campo-bonense Isaias Blos, foi capitão da Seleção Gaúcha, composta por 25 participantes. A conquista do Campeonato Brasileiro de Pesca era um fato que não ocorria desde o ano de 1994, último ano em que o Rio Grande do Sul, foi campeão nacional.

Com este triunfo, a Seleção Gaúcha se sagrou octacampeã Brasileira de pesca e o campo-bonense Isaias Blos, comemora tal conquista e frisa: “É uma conquista inesquecível, não somente por entrar para a história da pesca gaúcha, mas também de alcançar junto de meus amigos a maior conquista da pesca de competição do país”.

Desafios da prova

O último dia da competição foi um verdadeiro teste de resistência. Um surto de intoxicação alimentar que abalou a tranquilidade de muitos competidores. Além disso, a prova contou com uma grande quantidade de peixes desafiadores. Durante três dias, a equipe pescou em praias e lagoas, capturando espécies marinhas de difícil pesca. Na lagoa, muitos competidores não conseguiram pegar sequer um peixe.

Preservação e responsabilidade

“Nesse campeonato o peixe não era devolvido, mas o peixe só era retirado se seguia as regras do Ibama. Os peixes que foram pegos foram para um isopor com gelo para uma entidade solidária. Aqui no Rio Grande do Sul nós fazemos pesque e solte, com o cunho mais de preservação. Conforme a medição do peixe, você recebe uma pontuação, sem peso”, explica o atleta.

Muito mais do que um passatempo

“Quando entrei na pesca, eu entrei para brincar. Tem muita gente que não sabe que a pesca é um esporte, tu sai de uma prova de pesca tu não consegues nem caminhar”, destaca Isaias. Sua paixão pela pesca cresceu ao longo dos anos, levando-o a participar de competições e se destacar no cenário esportivo.

Seleção Brasileira de Pesca

Esta foi a segunda vez que Isaias Blos disputou o Campeonato Brasileiro de Pesca. Ele também destacou que no ano de 2019, integrou a Seleção Brasileira de Pesca, representando o país e Campo Bom no Sul-americano de Pesca, em Punta Del Este, no Uruguai.

Isaias destaca: “Representar nosso Estado ou até mesmo o nosso País numa competição de pesca é algo que realmente te emociona e te faz lembrar toda sua origem até chegar naquele momento, é realmente algo indescritível”, disse ele.

Ele pratica a pesca de competição no Rio Grande do Sul desde 2002, representando sempre o Clube de Pesca o Arpão de Porto Alegre e concomitantemente integra o cargo de diretor da Escolinha de Pesca da Plataforma Marítima de Tramandaí, visando externar a mais pessoas todo o conhecimento que adquiriu nestes 20 anos.
Isaias também já representou seu clube em diversos locais do Brasil e da América do Sul, participando em competições no Paraguai, Argentina e Uruguai, além de ter disputado competições em diversos Estados do Brasil.

Uma jornada de aprendizado

Isaias relembra sua trajetória na pesca, desde os dias em que acompanhava seu tio nas pescarias até se tornar diretor de pesca na escolinha da plataforma. “Eu tinha um tio que me levava para pescar, desde pequeno. Pesquei até os 13 anos, depois comecei a surfar. Depois decidi voltar a pescar, eu ia comprar um barco, depois meu pai me convenceu a vender o barco e comprar o título da plataforma, que tem algumas provas internas, ali que comecei com essa coisa de competir, a primeira medalha que ganhei na pesca é de 2002, tenho ela guardada na minha estante. Aí fui aprendendo, conhecendo, fui para clubes maiores”, relata.

Seu sonho é conquistar a Copa Irmandade no futuro, uma competição com os maiores clubes da América do Sul, onde ele espera levar o nome do Rio Grande do Sul e elevar ainda mais o esporte da pesca.

Uma das suas inspirações é Rosangela Klaser, uma pescadora incrível que com seu conhecimento, ajudou o atleta na sua evolução. Além disso, Isaias destacou o papel dos pais. “Sou muito grato aos meus pais Astor Blos e Leila Blos, pois foram eles que me incentivaram a me associar na plataforma e consequentemente, foram os maiores incentivadores e responsáveis por tudo isso”.

Com o talento e dedicação de Isaias Blos e sua equipe, a pesca ganha cada vez mais espaço como um esporte de alta competitividade e emoção.

A conquista do octacampeonato brasileiro pela Seleção Gaúcha de Pesca é o resultado de anos de trabalho árduo e a prova de que a paixão pode nos levar a grandes vitórias, dentro e fora das águas.

Sair da versão mobile