Secretaria de Meio Ambiente faz soltura de ouriço resgatado pelo Corpo de Bombeiros da cidade

Gabriel Silveira/PMCB.

Animal foi encontrado no bairro Firenze e levado até o espaço Cempra 

Um ouriço-cacheiro (Coendou spinosus), adulto, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Campo Bom, que conseguiu o captura-lo em um balde, na manhã de ontem, 15. O animal foi achado em uma residência no bairro Firenze e levado até o Centro Municipal de Recuperação e Bem-Estar Animal (Cempra). “Recebemos o ouriço e realizamos a avaliação de saúde. Depois de constatarmos que ele passava bem, sem apresentar ferimentos, encaminhamos para a soltura”, explica o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa.

Conforme o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Jeferson Timm, o ouriço foi devolvido ao seu habitat natural, em meio à mata nativa e pôde voltar para o topo das árvores onde costuma viver. “É um animal típico do Rio Grande do Sul e vive na copa das árvores. Eles têm espinhos, mas não são perigosos, se alimentam apenas de frutas, flores e folhas. Os espinhos são utilizados somente se o animal se sentir ameaçado, por isso a importância de contatar a Sema”, explicou.

O prefeito Luciano Orsi explica como moradores podem proceder caso encontrem um animal silvestre. “A orientação é de que o morador sempre entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, para que tudo seja feito de forma ecologicamente correta. Sem gerar danos ou ferimentos ao morador, nem ao animal”, disse. Se necessário, a Sema vai até o local, realiza a análise do bicho e providencia a soltura ou encaminha para atendimento veterinário, se houver necessidade. Desde 2017, ao todo, o Município já registrou resgate de mais de 160 animais silvestres. Se encontrar um animal silvestre, desde gambás, até outras espécies menos comuns, ligue para a Sema, no telefone 35988600 ramal 8643.

Sair da versão mobile