Saiba como irá funcionar a distribuição das novas doses de vacinação

Crédito: Reprodução

Hoje, o Município recebe 790 novas doses destinadas aos idosos e profissionais da saúde


Aos poucos, conforme o recebimento de novas doses, Campo Bom vai ampliando a faixa etária de quem pode se vacinar contra o coronavírus. Neste sábado, dia 13, o Município inicia a imunização dos idosos acima de 75, contemplados na segunda fase da terceira etapa de vacinação. Além disso, continua a imunizar os profissionais da saúde que ainda não conseguiram se vacinar. Isso se deve ao recebimento de 790 novas doses da vacina, que serão retiradas hoje, dia 12, e distribuídas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulista e no Centro Materno Infantil (CMI). A vacinação será das 8h às 17h, inclusive ao meio-dia. 

O prefeito Luciano Orsi explica que a vacinação começará já no sábado devido à urgência que o Município tem em imunizar rapidamente o maior número possível de pessoas. “Sabemos que nossa maior arma contra o vírus é a vacina. Já que não estamos recebendo doses o suficiente para imunizarmos uma grande parcela da população, penso que quanto mais cedo imunizarmos os pequenos grupos, mais segurança trazemos para todos”, afirma. 

Como vai funcionar

As doses serão distribuídas da seguinte forma: 700 para idosos acima de 75 anos, 60 para profissionais da saúde e 30 para idosos acamados acima de 75 anos. 

– Idosos acima de 75 anos: vacinação na UBS Paulista e no Centro Materno, por ordem de chegada. A pessoa deverá retirar uma ficha e aguardar ser chamado. No caso de idosos com pouca possibilidade de locomoção, basta que um responsável avise no momento em que for retirar a ficha e esse idoso será vacinado no carro. Importante ressaltar que a vacinação será mediante apresentação de documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o paciente mora no endereço informado.

– Idosos acamados acima de 75 anos: a Secretaria da Saúde entrará em contato para agendar a vacinação que, neste caso, será feita na casa do paciente. 

– Profissionais da saúde: vacinação na UBS Paulista, por ordem de chegada e com retirada de ficha. Devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de vínculo empregatício na área da saúde (pode ser crachá, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou número de registro no Conselho). 

Medidas para evitar aglomeração 

O secretário da Saúde de Campo Bom, João Paulo Berkembrock, explica que a Prefeitura tomará iniciativas para evitar aglomeração de pessoas em frente às unidades. “Sabemos que todos estão ansiosos para se vacinar e que há grande possibilidade de que muitas pessoas fiquem aguardando sua vez em frente às unidades. Por isso, vamos interromper o fluxo de veículos em vias próximas aos postos, para que as pessoas não precisem ficar aglomeradas em fila e possam se dispersar para aguardar sua vez”, pontua, lembrando que todos deverão estar de máscara e respeitar aos protocolos da bandeira preta. 

Sair da versão mobile