Reunião discute estratégias de combate à criminalidade

Divulgação/PMCB

Após denúncias de comerciantes campo-bonenses sobre arrombamentos em seus estabelecimentos foi convocada uma reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) na Prefeitura de Campo Bom para definir medidas de combate à criminalidade. O encontro aconteceu na segunda-feira, 24, no Centro Administrativo.

O tema foi debatido entre a comissão que discute a segurança no Município, como integrantes do GGIM, o capitão da Brigada Militar de Campo Bom, Tiago Reimann, e representantes da Promotoria de Justiça de Campo Bom, da Procuradoria-Geral Municipal, do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Bom além das secretarias de Segurança e Trânsito e de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos. O encontro foi parte presencial e parte online, respeitando as medidas sanitárias de segurança no enfrentamento ao Coronavírus.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, o trabalho de combate à criminalidade é um serviço constante em Campo Bom. “Estudando informações de denúncias de moradores, imagens das câmeras de segurança e informações da BM, podemos traçar onde, em que horário, de que forma ocorrem os crimes e as características dos suspeitos. Tornando mais fácil a identificação para que se possa agir rapidamente de forma assertiva”, acrescentou. “Nós temos feito um serviço de busca na cidade a pontos estratégicos para identificar e ajudar as forças de segurança visando minimizar o risco de possíveis ações criminosas”, afirma o prefeito Luciano Orsi. Ele aponta que em um relatório montado com base na troca de informações e enviado à Polícia Civil foi identificado e efetuada a prisão de um indivíduo que havia vandalizado um prédio público e na sequência furtou uma padaria no bairro 25 de Julho.

O trabalho conjunto se estende à secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, que disponibilizou a equipe para participar de ações. O secretário da pasta, Uilian Thiesen, explica que contribuem em medidas como isolamento de áreas, limpeza em áreas de invasão, desapropriação. Participou da reunião ainda Fabiano Feldes, secretário Executivo do GGIM.

Videomonitoramento

O comandante da Brigada Militar de Campo Bom, Tiago Reimann, destacou que as imagens captadas pelas câmeras de segurança pública, acompanhadas na Central de Videomonitoramento, foram fundamentais na prisão de um homem, de 32 anos, por furto qualificado a estabelecimento comercial e a localização de um veículo. “Por meio dessa catalogação de dados, conseguimos chegar até um veículo Siena vermelho que já vínhamos procurando incessantemente, identificamos e conseguimos fazer o recolhimento”, pontuou Reimann.

Reimann reforça que a cidade conta com uma viatura exclusiva para operações na região central, comercial e bancária da cidade.

Sair da versão mobile