Restaurante cai no golpe do Pix e alerta demais estabelecimentos

Você já deve ter ouvido falar no golpe do Pix, certo? O Pix é um serviço digital para transferências bancárias gratuitas e instantâneas. Com sua rápida popularização entre os brasileiros, crescem também as tentativas de golpes usando o serviço. Pois, alguns estabelecimentos de delivery em Campo Bom estão sofrendo por conta disso.

A Rota do Frango – localizada na Av. dos Estados, 447, Sala 5 – foi um destes estabelecimentos e decidiu conversar com o AG sobre o assunto. O proprietário, que preferiu não se identificar, conta que, no dia 20 de fevereiro, por volta do meio-dia, recebeu um pedido no valor de R$ 90,90, de uma cliente que já havia comprado no local em outra ocasião.

“Ela fez o pedido via WhatsApp e disse que a forma de pagamento seria através do Pix, então ela me enviou o comprovante (foto ao lado) com os dados. [No comprovante] consta tanto os meus dados quanto os dela, tem o valor todo certinho”, relata. “A princípio tu olha e ele é bem parecido com outro comprovante normal, fora alguns espaçamentos que parecem diferentes, mas a escrita é perfeita e não muda praticamente nada. Não tem como tu dizer ‘ah, esse aqui é o falso’”.

O dono diz não saber se o nome que consta no comprovante é real, mas ele possui o endereço da pessoa, no bairro Quatro Colônias, o qual foi usado para receber o pedido. Quem alertou a Rota do Frango sobre a mulher foi o motoboy, que disse haver outros estabelecimentos na cidade que também sofreram furtos da mesma pessoa. O motoboy reconheceu a pessoa pelo endereço de entrega. O proprietário continua: “Então eu entrei em contato com a mulher, via WhatsApp, e ela se fez de desentendida, disse que iria verificar o que aconteceu e faria o pagamento novamente, mas, até hoje, não o fez”, explica. “Mas eu nem perdi muito meu tempo nisso, só deixei registrado para não venderem mais nada para ela”, finaliza.

O AG teve acesso ao comprovante de pagamento da golpista, comparou com outro original e constatou que, de fato, são bem semelhantes, sendo difícil diferenciá-los. Uma dica é sempre conferir a conta bancária e ver se o dinheiro entrou, de fato.
Como forma de alerta aos comerciantes, deve-se sempre ter cuidado em transações com pagamentos PIX, verificando se os valores realmente entraram na conta para evitar prejuízos. Em caso de golpe, faça registro da ocorrência, na Delegacia de Polícia ou Delegacia on-line, por meio do site www.delegaciaonline.rs.gov.br.

Sair da versão mobile