Reformulado, Procon vai desenvolver trabalho educativo e preventivo

Foto: Joceline Silveira/AG

Implantado em 2013, o Procon Campo Bom está passando por uma reformulação desde o início deste mês, medida que irá ampliar as áreas de atuação do órgão e, de acordo com a administração municipal, o trabalho terá um conceito inédito na região.

Uma das principais mudanças foi o retorno de João Orsi à coordenação do Procon. O advogado especialista em direito do consumidor esteve à frente da entidade de 2013 a 2016, sendo um dos responsáveis pela implantação do órgão no município. “A proposta da Prefeitura de Campo Bom é manter o excelente trabalho que já é desenvolvido pela entidade e ampliar nossa área de atuação. Não apenas resolvendo os problemas dos consumidores, mas, também, orientando para que eles não ocorram”, explicou Orsi.

Educação e prevenção

O Procon é um órgão auxiliar do Poder Judiciário e funciona para solucionar os conflitos entre o consumidor e as empresas que vendem ou prestam serviços. Para evitar que esses conflitos aconteçam a unidade campo-bonense já trabalha em ações pioneiras na região. Entre elas, a parceria com a Secretaria de Educação e Cultura onde a entidade irá ministrar palestras para alunos do 8º ano sobre educação financeira e direito do consumidor. “Já tivemos algumas reuniões com representantes da Smec e o projeto deve começar no próximo mês. Com uma linguagem mais informal, queremos atingir o maior número possível de jovens, com dicas simples que podem fazer toda diferença na hora de lidar com o dinheiro”, revela Jésica Henz Alves, advogada da entidade.

A iniciativa visa ressaltar a educação para o consumo, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o equilíbrio financeiro. Entre as recomendações que serão levadas ao público, estão as dicas para controlar as dívidas e evitar os principais meios que levam o cidadão a entrar “no vermelho”.

Outra novidade é quê pela primeira vez dois advogados estão á disposição dos consumidores. O que, segundo Orsi, agiliza o trabalho tanto na sede da entidade como nas fiscalizações que realizam no município. “Antes quando era preciso sair para verificar alguma denúncia, a sede ficava desassistida de advogado, agora não. Durante todo o horário de expediente o cidadão poderá contar com amparo jurídico”.

Recorde de atendimento

Um levantamento dos atendimentos realizados pelo Procon no primeiro semestre de 2019 mostra que o órgão bateu recorde de atendimentos. De acordo com as estatísticas foram realizados 2118 atendimentos. Os índices de resolutividade apontam ainda que 89,5% dos consumidores saíram do órgão de defesa do consumidor com suas pendências solucionadas sem necessidade de abertura de processos administrativos.

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