Rede de apoio é fundamental para combater violência e garantir direitos

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, dia 8 de março, marca a luta por igualdade de direitos e oportunidades, e abre espaço para discussões e reflexões.

A data, hoje lembrada com ares de ternura e celebração, teve origem por conta da luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Uma dessas movimentações ocorreu na Rússia, durante a 1ª Guerra Mundial no dia 8 de março de 1917. A manifestação, que foi brutalmente respondida pelas autoridades, contou com mais de 90 mil russas e ficou conhecida como ‘Pão e Paz’, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher. A data, porém, foi oficializada somente na década de 70, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos dias atuais, mesmo com muitas conquistas alcançadas e, um espaço cada vez maior para o debate sobre o empoderamento a cada hora, 1.830 mulheres brasileiras sofrem violência, entre agressões físicas e psicológicas, como mostra a pesquisa “Violência Contra as Mulheres”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em Campo Bom dois órgão estão lutando para mudar essa realidade.

Criado em 2018, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação desenvolve ações que visam a conscientização e a valorização da população feminina através de propostas, acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas para as mulheres. O órgão é formado por 16 representantes do poder público municipal, sociedade civil, Liga Feminina de Combate ao Câncer, OAB Mulher, Policial Civil além de representante de Associações de Moradores. “É através do conselho que a sociedade pode desenvolver e verificar as políticas públicas relacionadas ao público feminino dentro do Município. O Conselho é composto por instituições representantes da sociedade civil e secretarias municipais. Os membros são responsáveis por levar as demandas, sugerir e discutir as resoluções dos problemas relacionado à temática. Portanto, o Conselho é a voz da mulher campo-bonense”, explicou a presidente do Conselho, Micheli Closs da Silva.

Sala das Margaridas

Apesar de sua recente criação o órgão já contabiliza uma grande conquista. Através da parceria com a Polícia Civil, Grupo de Voluntárias Elas por Elas, Conselho Pró Segurança Pública de Campo Bom (CONSEPRO) e Força Tarefa, na próxima quarta-feira, 11, às 15hs será inaugurada na DP de Campo Bom, a Sala das Margaridas – um espaço exclusivo para atendimento às mulheres vítimas de violência. “Além de garantir a privacidade para o primeiro relato da vítima à Polícia, na Sala das Margaridas, será possível realizar, ainda, o registro da ocorrência policial, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha. Esses atendimentos, serão realizados por uma policial que passou por um curso preparatório focado neste atendimento”, detalhou Micheli.
A Sala das Margaridas é uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Representatividade na Câmara de Vereadores

Abrindo os trabalhos do último ano da atual legislatura, foram definidos no início do mês de fevereiro os membros das Comissões Permanentes, bem como a criação de Comissões Especiais para acompanhamento de diversos temas durante este ano. Entre as Comissões Especiais foi aprovada a criação da Comissão de Políticas Públicas para as Mulheres. A vereadora Professora Sandra Orth (PSDB) será a responsável por conduzir os trabalhos juntamente com os vereadores Tiago Souza (PCdoB) e Joceli Fragoso (PTB).
A presidente adiantou que o objetivo da comissão é levantar e debater informações que dizem respeito à violência doméstica e feminicídios, além e buscar alternativas que possam ao menos minimizar a problemática. Assim como criar parcerias e uma rede de apoio para as vítimas de violência. Sandra mencionou ainda a necessidade de as vítimas terem espaços apropriados nos equipamentos públicos para serem acolhidas. “Votamos recentemente um requerimento de autoria do vereador Alexandre Hoffmeister (Progressistas) que solicita ao Executivo a implantação de uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Sabemos da necessidade desta estrutura, mas também sabemos que seria um grande investimento do município e isso só será possível através de parcerias entre poder público e inciativa privada”, detalhou a vereadora, que frisou ainda que a iniciativa tem o objetivo garantir a integridade das mulheres e evitar casos de feminicídio.

Programação da Semana da Mulher

A Semana da Mulher em Campo Bom que inicia neste domingo, 8, traz várias atividades gratuitas para as moradoras da cidade.

Domingo, 8
42º Rodeio Nacional de Campo Bom
Mulheres terão entrada gratuita no Parque do Trabalhador durante todo o dia
18h- Distribuição de folders e mimos, com informações importantes sobre a saúde da mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Segunda-feira, 9
Ipasem Campo Bom
13h30 as 17hs- Esmaltação de unhas gratuita
15hs as 16hs-Palestra “Cura através da nutrição”, com a nutricionista Cintia Vaz
Teatro do CEI
17h30- Embelezamento gratuito com promotoras da Mary Kay (limpeza de pele, maquiagem)
19h: I Simpósio de Mulher, com o tema “Saúde da Mulher”
Painelistas: Suzana Ambros Pereira – Médica e Secretária Municipal de Saúde
Alessandra Pessi Gress – Educadora Física
Roberta Caroline Taufer – Cirurgiã Dentista

Terça-feira, 10
Ipasem Campo Bom
15hs as 16hs- Técnicas de meditação Thetahealing e yoga

Quarta-feira, 11
Ipasem Campo Bom
13h30 as 17hs- Tecnica de energização e numerologia
14hs as 15hs- Energização fraterna
15h30 as 17hs- Barra ACESS
19h30- Mandala Garden Lounge – 7º Momento Mulher Na CDL Campo Bom

Quinta-feira, 12
Ipasem Campo Bom
13h as 14h30- Constelação familiar
13h30 as 17hs- Reflexologia
13h30 as 17hs- Massagem
17h30- Yoga

Sexta-feira, 13
Ipasem Campo Bom
17h30- Yoga

Sair da versão mobile