Quase 800 professores de Campo Bom na Formação de Aprendizagem Docente

Encontros ocorreram no sábado, 20, em várias escolas da rede municipal, dando continuidade ao compartilhamento de práticas das salas de aula

Um processo permanente e constante de aperfeiçoamento de saberes necessários à atividade dos professores. Assim é a FAD – Formação de Aprendizagem Docente, que realizou mais uma série de atividades na manhã do último sábado (20), em diversas escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom. Participaram das palestras e oficinas do dia, cerca de 400 professores da Educação Infantil e 380 do Ensino Fundamental.

“A Formação de Aprendizagem Docente que ocorreu no último sábado foi de muito estudo, aprendizado e, principalmente, de compartilhamento de práticas realizadas na nossa rede, o que é fundamental, aprender com o outro. As formações continuadas fortalecem o aprender e o atualizar-se para que as aulas sejam mais dinâmicas, com metodologias diversas, proporcionando o efetivo desenvolvimento integral dos alunos”, observa a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider.

As atividades para os professores do Ensino Fundamental foram realizadas no auditório da Emef Cei, com o tema “Desenvolver – Inclusão e Diversidade”; e na Emef 25 de Julho, tratando das “práticas e reflexões em sala de aula”. Para os professores das Emeis, a atividade “Compartilhando práticas: formação colaborativa em rede” foi realizada em outras 12 escolas, todas na manhã de sábado.

FORMAÇÕES 2023

As formações, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom são organizadas de acordo com o interesse dos professores, que participam de uma avaliação, no final de cada ano letivo, já sugerindo novos temas para o ano seguinte. Logo na abertura do ano letivo, em fevereiro, todos os profissionais da educação tiveram palestra com Lourdes Atié, com o tema “Os desafios de ensinar na contemporaneidade”.

Em março, profissionais do N1 ao N4 abordaram “As aprendizagens no cotidiano”, com a palestrante Simeia Goulart, que levou reflexões significativas no cuidar e educar dos bebês e das crianças bem pequenas. Já os professores do Pré 1 ao 9º ano trabalharam a “Pesquisa como prática pedagógica no cotidiano escolar”, com Diogenes Gewehr.

No mês de abril ocorreram mais atividades: “Alfabetização e estratégias de Leitura”, com a professora Isabella Pessôa de Mello Carpaneda, para professores do 1º ao 5º ano; “Vieses Inconscientes”, uma parceria entre a SMEC e a empresa Ticket Log, por meio do projeto Vem Log, para professores do 6º ao 9º ano.

Por fim, no sábado passado, professores do 1º ao 5º ano tiveram “Práticas e reflexões em sala de aula”, com apresentação de práticas de professores da rede; e professores do 6º ao 9º ano, “Vieses Inconscientes”, continuação com a parte prática.

Para a Educação Infantil, em abril e maio ocorreram as atividades do “Compartilhando práticas: formação colaborativa em rede”, com as 23 Emeis sediando os espaços, com os próprios professores evidenciando a intencionalidade pedagógica que é realizada nas escolas em prol da infância.

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