Promotoria de Justiça, Prefeitura e o Prefeito Luciano Orsi se pronunciam sobre o ocorrido no Hospital Lauro Reus

Crédito: Angélica Spengler/AG

Após instabilidade no sistema na rede central de distribuição de oxigênio aos pacientes entubados no Hospital Lauro Reus, na manhã de hoje, 19, seis óbitos foram confirmados pelo Estado.

A Promotoria de Justiça de Campo Bom, a Prefeitura e o prefeito, Luciano Orsi, se pronunciaram sobre o ocorrido. Confira na íntegra.

Mais informações podem ser verificadas em nota oficial do hospital, disponível aqui.

PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO LUCIANO ORSI

Bastante abalado pelos fatos ocorridos na manhã desta sexta-feira na UTI do Hospital Lauro Reus, quero aqui expressar minha solidariedade com os familiares daqueles pacientes que vieram a óbito. Assim que eu soube do ocorrido, entrei em contato com o secretário João Paulo, da Saúde, recomendando que tomasse todas as providências possíveis para ajudar naquele momento. Todos nossos profissionais da Saúde, inclusive do Samu, que poderiam contribuir naquela hora, se deslocaram para o hospital e lá permaneceram durante toda a manhã.

Estamos acompanhando todos os desdobramentos do caso e aguardamos a Sindicância que o hospital já está realizando para apurar os fatos. Somente a sindicância poderá esclarecer o que ocorreu. O problema foi solucionado e o atendimento no Lauro Reus segue dentro da normalidade que o momento permite.

Nos últimos 12 meses, estamos envidando, lado a lado com os profissionais de Saúde, todos os esforços para combater essa doença tão cruel. Reitero a minha solidariedade com todos que estão sofrendo neste momento com a perda de seus entes querido“.

NOTA OFICIAL – Prefeitura esclarece situação referente à instabilidade na distribuição de oxigênio do Hospital Lauro Reus 

Devido à situação ocorrida no Hospital Lauro Reus na manhã desta sexta-feira (19), a Prefeitura de Campo Bom vem por meio desta nota, esclarecer:

Nesta manhã, ocorreu uma instabilidade na rede central de distribuição de oxigênio do hospital.  Assim que a Prefeitura soube do ocorrido, prontamente, por intermédio do prefeito Luciano Orsi, do secretário de Saúde João Paulo Berkembrock e da equipe técnica do hospital, colocou à disposição todo o auxílio possível para manter a oxigenação dos pacientes. Foram enviados reforços da Samu e outros profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros, se deslocaram para prestar ajuda. Além disso, foram providenciados carregamentos com mais cilindros de oxigênio como medida de retaguarda. 

Seis pacientes, considerados casos muito graves, internados nas Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva, infelizmente acabaram falecendo.

O Hospital Lauro Reus já instaurou uma sindicância para averiguar a causa“.

NOTA PÚBLICA DA PROMOTORIA

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, por meio da Promotoria de Justiça de Campo Bom, lamenta profundamente a tragédia ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 19 de março de 2021, junto às dependências do Hospital Lauro Réus, solidarizando-se com os familiares das vítimas neste momento de dor e disponibilizando-se a prestar o atendimento e auxílio necessários, bem como informa a toda a comunidade que está em contato com as autoridades locais e envolvidos e instaurou expediente investigatório para acompanhar os fatos e a devida apuração de responsabilidade.

Campo bom, 19 de março de 2021.

Letícia Elsner Pacheco,
Promotora de justiça
Diretora de Promotorias.

Sair da versão mobile