Projetos de Campo Bom estão entre os 10 melhores do país em boas práticas na primeira infância

Emei D. Pedro I e Emei Guilhermina Blos, ambas da rede municipal, estão na segunda fase do concurso nacional

A educação de Campo Bom segue conquistando reconhecimento não apenas em âmbito regional, mas em todo o Brasil. Mais uma notícia promissora chegou na semana passada para a comunidade escolar campo-bonense. Dois projetos da rede municipal de ensino foram selecionados para a segunda fase do concurso “Meu Pátio é o Mundo”, uma iniciativa da ISA (Investimento Social Arcor) e OMEP (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar), em conjunto com os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Paraguai e da Associação Integral para a Infância (Rede AINI) da Bolívia.

Destaque nacional para a primeira infância

Os projetos “Somos únicos – mas juntos fazemos a diferença”, da Emei D. Pedro I, e “Bebês na natureza – o brincar livre no pátio como possibilitador de vivências, descobertas e aprendizagens”, da Emei Guilhermina Blos, impressionaram os avaliadores, garantindo suas posições entre os 10 melhores do país. Eles agora competem pelo primeiro lugar com outros dois projetos de São Paulo (SP), um de Curvelo (MG), um de Blumenau (SC), um do Rio de Janeiro (RJ), um de Nova Santa Rosa (PR), um de Santos (SP) e um de Manaus (AM).

Somos únicos – mas juntos fazemos a diferença

O projeto “Somos únicos – mas juntos fazemos a diferença” nasceu da campanha de conscientização dos alunos do Pré 1 da Emei D. Pedro I sobre a importância de cuidar do meio ambiente e garantir que as crianças possam brincar em um ambiente saudável, crucial para a saúde e o desenvolvimento infantil. 

Através de observações da natureza, pesquisas e debates, os alunos relataram seus conhecimentos e cuidados com o meio ambiente, culminando na criação de um panfleto intitulado “Semeadores da Natureza”. 

Com o apoio das famílias e a colaboração de comércios próximos, a campanha foi disseminada para a comunidade na Feira de Vivências na escola e na Feira de Ciências do Município no ano passado. O projeto também foi destacado na Revista Educação em Ação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o artigo “Brincar na natureza em um ambiente saudável é direito da criança”.

Bebês na natureza – o brincar livre no pátio como possibilitador de vivências, descobertas e aprendizagens

Já o projeto “Bebês na natureza: o brincar livre no pátio como possibilitador de vivências, descobertas e aprendizagens”, desenvolvido pela Emei Guilhermina Blos, envolveu as professoras referência da turma do Nível 1 em parceria com o projeto Eco Educação, com os bebês sendo os protagonistas. A iniciativa buscou proporcionar vivências cotidianas às crianças em meio à natureza, promovendo passeios em torno da escola e momentos de brincadeiras livres. À medida que os bebês exploram o ambiente natural, eles desenvolveram habilidades motoras, conheceram suas potencialidades corporais e entenderam mais sobre o mundo que os cercava. As vivências foram cuidadosamente planejadas com intencionalidade pedagógica, permitindo que os bebês se expressassem, se envolvessem e vivessem experiências significativas no cotidiano escolar.

A presença de projetos inovadores como esses em Campo Bom demonstra o compromisso da cidade em oferecer um ambiente educacional enriquecedor para as crianças da primeira infância, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras que contribuirão para seu desenvolvimento futuro. 

O sucesso dessas iniciativas também destaca a importância de estimular a criatividade e a participação ativa das crianças na construção de um futuro mais consciente e sustentável. Com a continuidade de projetos inspiradores como estes, Campo Bom se consolida como uma referência em boas práticas educacionais no país.

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