Projeto Uma Sinfonia Diferente realiza um dia do amigo especial… e diferente

Divulgação

No sábado, dia 24 de julho, o projeto Uma Sinfonia Diferente organizou, juntamente das famílias, uma noite especial para celebrar a data do Dia do Amigo, onde foi realizada uma Festa do Pijama completamente online.

A equipe terapêutica, reunida com todos os protocolos, fez a transmissão da sessão diretamente do Master Hotel, em Porto Alegre. Em mais de nove cidades, as crianças e jovens estavam em suas casas, onde receberam uma cabana para enfeitar e esperar a festa. Através de uma parceria com a Lual Eventos Infantis, o Projeto pôde alugar as cabanas. Para captar esses recursos os pais organizaram uma Ação entre amigos contando com apoio da Divina Cria, Palácio da Música e Unicred Vale dos Sinos, todos apoiadores do Projeto nesta edição.

A festa teve uma hora de duração e contou com a participação do Cantor Angelo Bandel Foreste, que tem diagnóstico de Autismo, participa em corais e já tem diversos trabalhos artísticos gravados. E, também, a Professora Joici Petteffi. As crianças e jovens participaram com muita alegria mostrando suas barracas enfeitadas na temática da festa que foi Borboletas e Voa, por conta de duas músicas que eles cantam durante as sessões.

A importância da família

A equipe destaca que, além da festa, o processo de interação entre a família que antecede esse momento é um espaço terapêutico riquíssimo para estimular as crianças e jovens. “Quando as nossas crianças recebem toda a preparação e o próprio momento da festa, estão estimulando inúmeros neurônios no cérebro, realizando inúmeras sinapses moldando as possibilidades do nosso cérebro e de reproduzir e imitar padrões”, destaca a fonoaudióloga especialista em autismo, Jaqueline Zuccari, membro da equipe terapêutica.

A musicoterapeuta, Graziela Pires, destaca que, “muito além de pensar no desenvolvimento dos nossos participantes a cada sessão, o Sinfonia Diferente RS se compromete em proporcionar o desenvolvimento das famílias e da comunidade a qual o Projeto faz parte. Por isso envolvemos nossos apoiadores, e levamos a pauta do Autismo para espaços que transcendem nosso setting terapêutico. Ocupamos diferentes espaços levando a pauta do autismo para desmistificar preconceitos e proporcionar conhecimento.”

Terceira edição

O projeto Uma Sinfonia Diferente está realizando a sua terceira edição neste ano de 2021. Entretanto, por conta da pandemia, as sessões de Musicoterapia acontecem em formato remoto. Atualmente o Projeto acolhe em torno de 50 famílias, mais de 40 voluntários e conta com uma equipe técnica de 10 profissionais coordenados pela musicoterapeuta e coordenadora Graziela Pires. Os encontros são semanais e iniciaram em fevereiro e se encaminham para o processo final que será encerrado em outubro, com uma sessão pública denominada musical protagonizado por pessoas com autismo, com o objetivo de levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e principalmente tornar as pessoas com autismo os protagonistas da noite.

Assim como a primeira edição, essa terceira tem financiamento do FAC (Fundo de Apoio à Cultura – PRÓ- CULTURA RS), da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, além de parceiros. É uma realização da PRETAS PRODUÇÕES, produtora independente liderada pela 50 Tons de Pretas (Dejeane Arruée e Graziela Pires). O projeto, inédito no RS, atendeu em 2019 mais de 31 crianças e jovens com Autismo e suas respectivas famílias, de forma presencial, em 2021 mais de 40 famílias de forma remota e contando apenas com recursos próprios, e em 2021 segue de forma remota com quase 50 famílias.

Sair da versão mobile