Projeto social muda realidade de crianças e adolescentes pela solidariedade

Foto: Angélica Spengler/AG

Os números impressionam. Mas as histórias são melhores. E inspiradoras. Tanto a do projeto quanto a de pessoas envolvidas numa iniciativa que atende crianças e adolescentes e está prestes a completar 10 anos em Campo Bom. Neste período a iniciativa já atendeu milhares de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.

Criado através do sonho de um casal, que pratica a solidariedade como forma de ajudar ao próximo, o Projeto Criança Cidadã já atendeu 3200 crianças no contraturno escolar com oficinas diárias gratuitas de inglês, dança, música, capoeira, futebol, vôlei, corrida, artesanato e paisagismo sustentável. André de Britto e Márcia Moura de Britto criaram em 2009, a organização social não-governamental e o projeto cresceu tanto que o casal deixou os empregos e hoje divide-se entre o Criança Cidadã e um sítio cuidado por eles. “Não tínhamos a ideia do tamanho que o Projeto Criança Cidadã ficaria, no início era somente aos sábados, lembro que a Márcia fez uns convites e saímos nas casas dos bairros Mônaco e 25 de Julho entregando e dizendo que haveria lanche e brincadeiras”, comenta André, que recorda que nos primeiros três sábados ninguém compareceu. “Quase desistimos ali, mas tentamos mais uma vez e foi quando as crianças começaram a vir”.

E foi em um destes sábados, que o projeto mudou o destino da família Britto. “Já era mais de 16 horas quando chegou uma criança do bairro Mônaco com muita fome, a Márcia arrumou um lanche para ele, que comia como se fosse a última refeição, ela se emocionou bastante e me disse que deveríamos fazer algo a mais por elas, então tomamos a decisão de sairmos dos nossos trabalhos e ficar mos só com as crianças do projeto”, revela Britto.

Hoje a ONG que se mantem com doações atende 70 crianças em Campo Bom na Rua Cacequi, 240 Bairro Imigrante Norte e 50 no segundo polo do projeto, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Inaugurada este ano, a unidade baiana é coordenada pelo ex-diretor artístico do parque temático Beto Carrero World, Erick Brizola e sua esposa, a advogada Franciny Dutra.

Comemorações

Para celebrar os dez anos de atividades, o projeto está organizando um jantar festivo. O evento ocorre no dia 17 de agosto a partir das 19h30, no CTG M’Bororé, localizado na rua Professora Liane da Rosa, s/nº, Celeste. Os cartões estão sendo vendidos na sede do Criança Cidadã, por R$ 35,00 adulto, crianças de 6 à 11 anos R$ 10,00. Menores de 5 anos não pagam.
Para mais informações: (51) 9707-0403 ou projetocriancacidada.cb@gmail.com

Sair da versão mobile