Projeto social da Feevale comemora cinco anos

Eduardo Bettio/Universidade Feevale

Joga Aurora leva saúde e qualidade de vida para 175 crianças da EMEF Edmundo Strassburger

O projeto social Joga Aurora comemorou cinco anos na quinta-feira, 4. Desenvolvido pela Universidade Feevale, em parceria com a Nike e a Prefeitura Municipal de Campo Bom, a ação socioesportiva transforma, atualmente, a vida de 175 alunos dos sete aos 12 anos, da EMEF Edmundo Strassburger, localizada no bairro Aurora.

As atividades do projeto acontecem desde 2017, com dois encontros semanais com as crianças e adolescentes atendidos. É por meio do projeto que os participantes têm, muitas vezes, o primeiro contato com o esporte, utilizado como ferramenta para desenvolver o hábito do exercício físico em suas vidas, com o objetivo de torná-los mais ativos e com mais qualidade de vida.

Durante as oficinas multiesportivas e recreativas, são ensinadas diversas modalidades como vôlei, futsal, basquete e atletismo, entre outras, em que, também, são trabalhados valores que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal, como cooperação, respeito às diferenças e disciplina.

Impactos

A equipe de trabalho do projeto é formada por profissionais de Educação Física e por acadêmicos e docentes dos cursos de Educação Física e Psicologia. O trabalho, em conjunto entre as duas áreas, as famílias e a escola, colabora para impactos cada vez mais positivos na vida dos participantes. Entre eles, está o crescimento anual no número de beneficiários; 70% dos alunos estão na zona saudável no seu estado nutricional; e a média geral dos participantes, quando o tema é qualidade de vida, é de 4,35, em uma escala que vai do um ao cinco.

“Temos um carinho muito grande por este projeto e por tudo que ele representa. É mais uma ação de sucesso, que nos possibilita exercer o nosso papel comunitário, com parceiros importantes, e trabalhar com uma ferramenta significativa de transformação social que é o esporte”, destaca Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale.

Programação

A programação comemorativa aos cinco anos do Joga Aurora teve início no mês de julho, quando o projeto realizou a sua festa junina. Neste mês de agosto, o projeto realizará mais uma atividade: no dia 24, serão realizadas atividades especiais com os embaixadores comunitários da Nike. As comemorações se encerraram no dia 19 novembro, com a realização da festa do Joga Aurora.

Sair da versão mobile