Projeto de reconstrução da Igreja Evangélica Trindade será encaminhado

Foto: Luana Quintana/AG

Um grande movimento está em curso na cidade de Campo Bom. A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, a Fundação Cultural e o Município de Campo Bom estão unidos para o encaminhamento da primeira etapa do projeto de Restauro da Antiga Igreja Evangélica. A Igreja, localizada na Avenida Brasil, faz parte da primeira comunidade evangélica de confissão luterana instalada no sul do Brasil. Ela é um marco da história campo-bonense e orgulho para toda a população, pois assistiu ao nascimento da cidade e ainda há de presenciar o futuro, tendo sido tombada recentemente por sua relevância histórica e cultural para a cidade e o Estado do Rio Grande do Sul.

A RECONSTRUÇÃO

Empresas com interesse em patrocinar o projeto podem contatar Contato: Daniel Henz (51) 98407-1446, ou a Fundação Cultural (51) 99528-4770.
A oficialização da parceria entre a Fundação Cultural e a Comunidade Evangélica se dará neste domingo, 5, às 10h30min, na própria Igreja Evangélica tombada.

A PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA DO SUL DO PAÍS

A Igreja tem uma forte relação com a chegada dos imigrantes alemães ao Estado, pois um percentual significativo das famílias que vieram, foi de protestantes. Em 1826, o pastor alemão Friedrich Christian Klingelhoefer se instalou na cidade e, em 1827 iniciou as atividades de pastorado junto à comunidade evangélica. A primeira igreja foi construída em 1828, em madeira. Mais tarde, em 1850, foi instalada a pedra fundamental da Antiga Igreja Evangélica, que substituía o templo anterior e fora inaugurada oficialmente no ano seguinte, 1851.

Sair da versão mobile