Projeto da Paróquia Sta. Teresinha dá apoio às pessoas que necessitam de ajuda

Divulgação

Há oito anos surgia um projeto, a partir de uma formação dos agentes da Pastoral Familiar da paróquia Santa Teresinha de Campo Bom e Formação através do INAPAF (Instituto Nacional da Pastoral Familiar), que visava acolher e atender qualquer situação de conflito familiar ou relacionamentos fragilizados, entre outras demandas que dificultam a pessoa na sua integralidade e dignidade.

“O início foi pequeno, apenas uma psicóloga e eu, agente da pastoral familiar e assistente social, ambas servidoras públicas aposentadas e atualmente, conta com uma equipe técnica multiprofissional de 27 profissionais”, relata Ana Quintana, assistente social do projeto.

Durante a pandemia, a procura por apoio cresceu bastante, embora muitas pessoas ainda não conheçam o projeto. Antes da pandemia atendia-se, em média, cinco pessoas semanalmente e durante, sobretudo janeiro e fevereiro, a média subiu para três atendimentos por dia. Seguindo as restrições que a Covid-19 impõe, não permitindo reunir-se presencialmente, os atendimentos estão sendo feitos via Whatsapp. “Antes da pandemia, atendia diretamente na paróquia, mas agora atendo todos os dias e horários por telefone para acolhida. Dependendo da situação, já encaminho para um profissional indicado”, explica Ana.

A equipe técnica é composta por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogo, nutricionista, fonoaudiólogo, dentista, quiropraxista e advogado de família. Além disso, há redes de apoio como o AA (Alcoólicos Anônimos); Amor Exigente – programa que atua com Grupos de Apoio e orientação para prevenir o abuso e a dependência do álcool e outras drogas; Al-anon – programa para familiares e amigos de alcoólicos; entre outros caso o profissional precise encaminhar a pessoa pra eles.

Os psicólogos atendem crianças, adolescentes e adultos, além de casais e famílias. Para quem deseja receber acompanhamento, basta entrar em contato com a secretaria da paróquia Sta. Teresinha pelo telefone 3597-1003 ou diretamente pelo número da assistente social: 99246-2681.“O ser humano é uma realidade corporal, psíquica e espiritual. Na missão de cuidar das pessoas, nossa paróquia apoia o projeto de atendimento psicológico nela realizado. Existem aspectos espirituais que de forma auxiliar necessitam encaminhamentos psicológicos e vice e versa. O profissional da saúde mental, neste sentido, será um necessário auxílio ao ministério dos sacerdotes. Por outro lado, existem questões psíquicas que têm ligação com a dimensão religiosa e também aqui a orientação espiritual será auxílio aos psicólogos. É, portanto, uma via de mão dupla, um trabalho integrado. Estamos felizes que haja em Campo Bom, psicólogos de fé. Deus continue nos abençoando”, ressalta Pe. César Augusto Worst, pároco da paróquia Santa Teresinha.

Sair da versão mobile