Projeto ambiental vai ajudar a evitar inundações

Divulgação/PMCB

A Prefeitura retomou, no fim do mês de agosto, a implantação da técnica de fitorremediação em dois hectares entre os bairros Vila Rica e Porto Blos. A obra é feita em uma área de inundação do Rio dos Sinos, na qual plantas irão filtrar a água poluída.

O projeto

O projeto que vai conciliar recuperação ambiental, fomento à biodiversidade e área de lazer está sendo desenvolvido em Campo Bom. Em uma região que sofria com alagamentos e inundações, localizada entre os bairros Vila Rica e Porto Blos, será implantado um parque de fitorremediação, empregando banhados construídos, uma tecnologia que consiste na utilização de plantas como agentes de purificaação de água poluídas com esgoto doméstico.

Ao todo, serão 11 lagoas em sistemas subsequentes de tratamento primário, secundário e terciário. Nesse sistema, o esgoto chega a uma lagoa e é transferido para a seguinte, até alcançar a última delas, que então direciona a água de volta para o rio. Esse processo é executado com o objetivo de se reconstruir a configuração original da área, que era de banhados.

Sair da versão mobile