Programa AG Educa passa a ser semanal no Colégio Sinodal Tiradentes

Angélica Spengler/AG

Em tempos de tecnologia, o contato com o jornal impresso – e, de certa maneira, com o jornalismo como um todo – diminui. As crianças muitas vezes nem se interessam pela leitura de jornais. Pensando nisso o Jornal A Gazeta, desde 2017, traz o programa AG Educa, em parceria com o Colégio Sinodal Tiradentes, levando a edição impressa do jornal para dentro das escolas.

Em 2021, o Programa foi um sucesso e proporcionou muito conhecimento aos pupilos campo-bonenses, principalmente através da série Biologia em Pauta, que abordou a fauna e a flora do Brasil e de Campo Bom. Pensando em séries como esta – e, claro, na formação dos alunos – a parceria com o Colégio Sinodal Tiradentes, além de renovada, conta com uma novidade: a coluna da escola, que antes era quinzenal, agora passa a ser semanal.

“O AG Educa, já se tornou uma marca que está inserida na educação de Campo Bom. A renovação de contrato com a Escola Sinodal Tiradentes é prova desta marca pois a partir deste ano os alunos e alunas do ‘Tira’ passarão a trabalhar com o AG Educa em todas as edições (antes eram apenas duas por mês) o que muito nos honra pois ratifica e avaliza o trabalho que é prestado pelo Jornal A Gazeta que é dar informação com qualidade, credibilidade e responsabilidade”, diz Mauri Spengler, diretor do AG.

O AG Educa trabalha a utilização do jornal A Gazeta impresso como ferramenta pedagógica dentro das salas de aula, possibilitando, principalmente, que novos leitores venham se inteirar no meio jornalístico. Entre os impactos que o projeto busca estão: melhorar os hábitos de leitura, melhorar a assimilação dos conteúdos escolares; ampliar a imaginação, a interpretação e a criatividade; ampliar o vocabulário; favorecer o trabalho em grupo; potencializar a concentração e a disciplina em sala de aula; utilizar o jornal como apoio ao livro didático; entre outros.

“Em 2 de fevereiro de 1828, as famílias que fundaram o Colégio Sinodal Tiradentes, recém chegadas da Alemanha, já acreditavam no poder de libertação e transformação que a educação pode proporcionar. Hoje, vivemos outros tempos, experimentamos outras tecnologias e vivenciamos experiências múltiplas de aprendizagem mas, a leitura, continua sendo uma das habilidades principais, conectando pessoas, espaços e tempos. Participar do AG Educa proporciona aos nossos estudantes uma ferramenta única de aprendizagem pois nos conecta com a nossa cidade e as pessoas que aqui vivem. Seguimos mais um ano parceiros deste projeto pois temos muito a descobrir!”, expressa Silvia Korndoerfer Rangel, diretora do Colégio Sinodal Tiradentes.

Sair da versão mobile