Professora e alunos se destacam na 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Como você enxerga o mundo à sua volta do ponto de vista do uso de energia elétrica? A partir desta pergunta foi realizada a primeira Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), na qual a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas participou e teve professora e alunos premiados. Ao todo, participaram 98 alunos de quatro turmas (81,82, 91 e 92).

A ONEE é um evento técnico/científico, organizado pelas concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, através do programa de eficiência energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e é destinada à estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º ano) e também a professores. A ONEE 2021 foi realizada nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e área de abrangência da RGE no Rio Grande do Sul.

A premiação consistiu no rendimento e nota obtida nas duas etapas que os alunos participaram da Olimpíada – na primeira fase houveram jogos virtuais e na segunda fase 20 questões alternadas e objetivas sobre a temática eficiência energética e para os professores consistia na atuação geral. “Como professora dei a formação para os alunos, com os materiais elaborados pela ONEE, estudamos o tema eficiência energética cerca de 3 meses antes da etapa de provas dos alunos” explica a professora premiada, Cecília Decarli.

A professora ainda conta que os alunos abraçaram a ideia com grande fervor. “Todos se empenharam durante as aulas e estudos para a prova, durante a participação no curso de formação enviei materiais autorais e aplicados com as turmas”, conta. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento obtido com esta premiação. Me enche de orgulho ver que minha prática em sala de aula faz diferença na vida dos alunos e contribui para um planeta sustentável”, finaliza.

Premiação

A professora, Cecilia Decarli, foi contemplada com um notebook, por ser a professora que se destacou no Rio Grande do Sul na ONEE; o aluno Felipe da Silva Alves recebeu medalha de prata; Henriky Gabriel Godoy da Rosa de Souza, Emily Gabriela dos Santos, Leonardo Gabriel Weiler, Giovana de Castro, Leonardo Melo Schumann, Amanda de Campos Brand, Mônica Isabela Linhares da Costa e Laura dos Santos Flor conquistaram o bronze; e Matheus Hans Schäfer, Katllyn Vitória de Abreu Ribeiro, Gabriel Herrmann Gonçalves, Isac dos Santos de Souza, Francieli Anelise Schulz Gonçalves, Kevin Yuri Oliveira Ramos, Vitória de Campos Brand, Letícia de Freitas Silva, Gabriel Henrique, Ariane da Silva Rodrigues, Eduardo Cristiano Flôr Rodrigues, Emily Eduarda Veimuller, Dgiovana Vitória Cardoso, Aléxçia Nicoly Rodrigues da Silva, Sophia da Veiga Silva e Nícolas Ferreira Maciel receberam menção honrosa.

A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, também comemora o resultado alcançado na Onee. “Tudo isso é resultado da educação de qualidade que temos em Campo Bom. Assim, estão de parabéns a professora Cecília, seus alunos, a Emef Presidente Vargas e todos os profissionais da educação”, argumenta a secretária.

Sair da versão mobile