Professor campo-bonense lança livro que aborda momentos de turbulência e felicidade

O professor campo-bonense José Edimar de Souza, convida a comunidade para o lançamento e sessão de autógrafo do livro infantil “Pode ser… Alegria”, da editora Litteris, coleção Letras Miúdas. A atividade será realizada no dia 15 de outubro de 2021, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, a partir das 17h30min, com duração até as 19h.

A obra surgiu a partir de reflexões produzidas pelo confinamento da pandemia Covid-19 e aborda a temática da alegria como uma possibilidade de reinventar-se diante de situações tão adversas, como a vivenciada no último ano. “Embora os rascunhos tenham sido escritos em 2010, a narrativa poética infantil fez novo sentido para entender esse momento turbulento de perdas e mudanças”, diz o autor. “Alegria está associada à felicidade, a busca de ânimo, de esperança, de tentar tornar produtiva ações que possam nos ajudar a elaborar o que aconteceu e acontece.” A obra ainda brinca com a alfabetização, o jogo das palavras e a relação com o letramento. “Não ligue para a idade, muito menos para a cor da pele, porque o melhor nesta ciranda é o amor que ela insere nas páginas deste livro, fazendo com que tudo se celebre com muitas letras que sempre nos alegram”, finaliza.

No dia 13 de outubro de 2021, o lançamento será em Novo Hamburgo, na livraria Infinity, no campus universitário II, da Universidade Feevale, das 18h às 21h. O livro pode ser adquirido na livraria Infinity ou no local do lançamento ao custo de R$ 30,00.

Professor da Universidade de Caxias do Sul, José Edimar é mestre em educação, historiador e escritor, formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O professor já fez trabalho voluntário no grupo folclórico gaúcho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 25 de Julho, e seus primeiros passos como professor da rede municipal de Campo Bom foram na EMEF Rui Barbosa. Também, realizou vários projetos voluntários nas EMEFs Edmundo Strassburger, Emílio Vetter, Esperança e Borges de Medeiros.

“É importante saber o que realmente significa a felicidade. Ela é uma vibração intensa, uma sensação de vitalidade que nos atinge e dá um gosto imenso por estarmos vivos. Mas a felicidade é episódica, uma ocorrência eventual. A vida é carregada por momentos de turbulência”

– Professor José Edimar de Souza
Sair da versão mobile