Procon de Campo Bom realizou quase 14 mil atendimentos entre janeiro e setembro de 2021

Foto: Laura Poersch Schommer/PMCB

O Procon de Campo Bom segue atuando de forma incansável em defesa dos consumidores campo-bonenses. Não à toa, 13.817 atendimentos foram realizados pela unidade entre janeiro e setembro de 2021, dos quais 5.024 compreendem interações pelo WhatsApp, serviço instalado em março de 2020 em função da pandemia. Para o prefeito Luciano Orsi, a facilidade trazida pelos atendimentos remotos é fator decisivo para o alto número de interações. “O modelo criou condições para que os consumidores, com maior agilidade e comodidade, buscassem seus direitos”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, destaca que o trabalho realizado pelo Procon é essencial para o município. “A partir da atuação do departamento, se percebe a manutenção de dinheiro na cidade, no bolso dos campo-bonenses, que posteriormente pode ser utilizado no comércio local”, diz. Além das interações através do WhatsApp, o espaço atendeu, no período, cerca de 4,1 mil ligações, 2,7 mil e-mails e realizou 1,9 mil atendimentos presenciais, o que significa, em média, mais de 1,5 mil atendimentos por mês.

O modelo de atendimento adotado por Campo Bom através do WhatsApp, aliás, passou a ser oferecido pelo Procon do Estado em outubro deste ano, o que atesta a eficácia do sistema implantado na cidade. O município também se tornou referência no que diz respeito aos atendimentos do Procon para cidades vizinhas, como Estância Velha e Dois Irmãos, que enviaram servidores públicos para conhecer o trabalho que é feito aqui.

Novos serviços são prestados no local

Em razão da pandemia, houve um aumento de atendimentos relacionados a questões financeiras, como empréstimos e créditos não solicitados, apesar da telefonia ainda predominar entre os questionamentos, de acordo com João Orsi, coordenador do Procon de Campo Bom. Justamente por isso, o espaço passou a oferecer um serviço de orientação aos consumidores, que pode ser usado para esclarecer dúvidas sobre pagamentos de boletos, compras on-line e operações de crédito.

Informações a respeito da Lei do Superendividamento, em vigor desde julho, também podem ser obtidas junto ao Procon, que atua como condutor das negociações que se insiram nos artigos da lei.

Audiências de conciliação entre consumidores e credores são realizadas no espaço, que também conta com acesso ao Poder Judiciário para montar e encaminhar, desde 2019, solicitações que não cabem ao Procon. “A resolutividade das situações trazidas até nós é de cerca de 90% e o que não podemos atender aqui, despachamos ao Fórum, oferecendo maior agilidade e tranquilidade aos consumidores”, destaca João Orsi.

O Procon de Campo Bom fica no Espaço Cidadão Cidadania, na Avenida dos Estados, 900. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Os serviços podem ser acessados de forma remota ou presencial, mediante agendamento. O contato pode ser feito pelo e-mail procon@campobom.rs.gov.br, pelo WhatsApp (51) 3597-4203 ou pelo telefone, de mesmo número.

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