É melhor preparar a capa de chuva, porque tem muita água vindo por aí. Estimativas da Somar Meteorologia apontam que a chuva deve dar trégua no final de semana, mas retornam na segunda-feira, 29. O mau tempo deve se espalhar pela região, com pancadas de chuva mais fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para a possibilidade de transtornos como alagamentos e queda de granizo. As rajadas de vento devem continuar intensas, chegando a 60 km/h em algumas áreas.
A instabilidade que age sobre praticamente todo o Estado é fruto de uma frente fria vinda do sul da Argentina e que atua no território gaúcho desde domingo, 21. Porém, a duração e a consistência da condição de chuva se dá em função da ação de outros fatores, explica Nilson Wolff, coordenador da Estação Climatológica Automática de Campo Bom. “Temos áreas de instabilidade no alto da atmosfera e também no interior do continente. A soma destes sistemas faz com que a chuva seja mais volumosa e densa”, explica Wolf.
Neste mês, choveu um total de 112.6 milímetros em Campo Bom, sendo que 59 milímetros foram registrados somente entre a noite de terça-feira, 23 e a manhã de quarta,24. Esse valor total corresponde a 60% da média normal histórica, que é de 158.2 milímetros.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
A ação de uma área de baixa pressão no interior do continente avançará pelo Rio Grande do Sul, ao longo desta sexta-feira 26, e dará origem a uma nova frente fria. Junta-se a isso os ventos que mudam de direção e passam a soprar do Sul. A junção destas condições fará com que as temperaturas caiam. No sábado 27, por exemplo, deve registrar mínima de 9 °C.