Com foco na geração de emprego e no fortalecimento da indústria local, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), promoveu na última quarta-feira, 30, uma reunião com os sindicatos do setor calçadista para tratar da formação de mão de obra. Um dos principais temas do encontro foi a possível retomada da Escola do Sapateiro.
Participaram da reunião o secretário da Sedetur, Régis Thoen; a presidente do Sindicato Patronal, Cristiane Dick; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados, Regina Knewitz; além de representantes do sindicato patronal e servidores municipais. O secretário apresentou dados da pesquisa realizada com jovens sobre o mercado de trabalho e destacou a importância de alinhar ações com o setor produtivo. “Buscamos alinhavar uma parceria para a retomada do projeto Escola do Sapateiro, com o objetivo de formar profissionais para atuar nas indústrias de calçados do município”, afirmou Thoen.
A Prefeitura também está com inscrições prestes a serem abertas para nove cursos gratuitos de capacitação profissional, totalizando 135 vagas. As inscrições poderão ser feitas no SINE (Espaço Cidadão Cidadania – Av. dos Estados, 900), no CRAS Centro (Rua Rui Barbosa, 197) e no CRAS CEU (Rua Limeira, 315). Os cursos serão ministrados pelo Senac e pelo Senai, com início previsto para junho, e as aulas ocorrerão no Centro do Idoso ou no Senai de Novo Hamburgo.
A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado, por meio do programa RS Qualificação, com R$ 99.692,50 de repasse estadual e R$ 19.938,50 de contrapartida do Município.