Prefeitura de Campo Bom recomenda que comunidade use mais a Telemedicina

Em função do acelerado crescimento de casos de Coronavírus no Estado e no Município, as pessoas devem evitar, sempre que possível, as idas às UBSs e ao hospital

O agravamento da pandemia está sendo sentido também em Campo Bom. O Hospital Lauro Reus e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo muito procurados por muitos casos não urgentes. Para diminuir essa circulação de pessoas nesses locais e os riscos de contágio, a Prefeitura recomenda que a comunidade use mais os serviços da Telemedicina. Criado em julho do ano passado, esse sistema tem mostrado eficiência. A Prefeitura disponibilizou o serviço, por meio da Secretaria da Saúde, com o objetivo de manter atendimentos, especialmente importantes para pacientes de doenças crônicas. Tudo para evitar que tais moradores tivessem que se deslocar até as UBSs neste período de distanciamento social. O serviço atende no 0800 772 8989 e no WhatsApp (51) 99615-3914, nas 24 horas por dia, todos os dias, sem limite no número de atendimentos. A equipe da Telemedicina Campo Bom é composta por seis enfermeiros e sete médicos.

O prefeito Luciano Orsi ressalta que, neste momento de bandeira preta e de alto risco de contágio do Coronavírus, é necessário que as pessoas evitem sair de casa e precisando atendimento médico, primeiro busquem a Telemedicina. “Mais do que nunca, precisamos da compreensão e conscientização de todos. Estamos diante de um quadro muitíssimo preocupante, de risco eminente de um colapso no atendimento da saúde. Fizemos tudo o que poderia ser feito em termos de estrutura para enfrentar a pandemia e a Telemedicina é mais uma ferramenta que pode ajudar”, explica o prefeito.

Como funciona a Telemedicina

O paciente liga gratuitamente para um dos telefones citados e é atendido por um enfermeiro supervisionado por médico. A pessoa precisa se identificar, informar nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, será incluída no protocolo correspondente, chamado de Desfecho, composto por quatro níveis.

Desfecho 1 – O paciente recebe atendimento e orientação de enfermeiro para autocuidado em casa e uma ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do estado de saúde.

Desfecho 2 – Caso o enfermeiro identifique sintomas agudos ou crônicos, o paciente será direcionado para uma consulta por videochamada (que pode ser WhatsApp, Skype, outras) em outra ligação que será feita por um médico vinculado ao Hospital Lauro Reus. Se o paciente não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial em UBS ou no hospital, de acordo com o caso. O paciente também recebe ligação de retorno em até 24 horas, para verificação do seu estado de saúde após a consulta com o médico.

Desfecho 3 – Caso o médico, em videochamada, identifique sintomas graves, o paciente será direcionado para a realização de uma consulta médica presencial no Hospital Lauro Reus. O paciente recebe ligação de retorno em 24 horas após a consulta no hospital, para verificação do seu estado de saúde.

Desfecho 4 – Caso o médico identifique risco de morte do paciente, haverá orientação a um acompanhante ou ao próprio paciente para que chame o Samu para levá-lo ao Hospital Lauro Reus, onde receberá atendimento.

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