Prefeitura amplia o programa de Pontos de Entrega Voluntária

Foto: Patricia Klein/PMCB

O Programa Lixo Zero, que integra o projeto Avança Campo Bom, está reformulando e ampliando a estratégia de recolhimento de resíduos recicláveis através de Pontos de Entrega Voluntária, os PEVs. Estes locais são estruturados com coletores do tipo contêiner, onde a população pode descartar resíduos recicláveis como papel, papelão, plástico, metal e vidro.

Além do aumento no número de pontos de entrega serão incluídos pontos especiais para recebimento de resíduos eletrônicos, como computadores, celulares e eletrodomésticos, e para materiais perigosos, como lâmpadas, pilhas e baterias. 

O primeiro Ponto de Entrega Voluntária que recebeu novos coletores foi a EMEF Presidente Vargas, do Bairro Operária, onde nesta terça-feira (30) foi lançada a nova concepção de ampliação do projeto. “A segregação de resíduos na fonte de geração é a melhor estratégia para aumentar a reciclagem. Os PEV são um elemento muito importante pois oferecem a população um local de descarte adequado de materiais e estão distribuídos em diversos locais da cidade. Além das escolas, pretendemos instalar pontos em diversos prédios públicos”, destaca o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa.

Segundo o prefeito Luciano Orsi, a correta separação dos resíduos em casa faz muita diferença para qualidade de vida de quem trabalha na Usina de Reciclagem e, além de ser importante para o meio ambiente, proporciona economia ao cofres públicos e renda para os catadores. “Por isso a estratégia de modificar o horário da coleta porta a porta de recicláveis para a tarde e ampliar os PEV, que devem passar dos atuais 53 para cerca de 90 pontos até novembro, incluindo 10 pontos que contarão com coletores especiais para resíduos eletrônicos e materiais perigosos, uma novidade no programa” Destaca o prefeito.

A coordenadora do Projeto Sebrae Sustentável, Bárbara Heller e o gerente do Sebrae Porto Alegre, Marco Grendene, acompanharam a entrega dos PEV e comentaram parcerias que vem sendo realizadas com a EMEF Presidente Vargas. “Campo Bom sempre foi muito parceiro do SEBRAE e agora estamos devolvendo ações com o projeto Pense Sustentável, para melhorar a escola, o município e a vida de todos”, diz Bárbara.

A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, destaca que a EMEF Presidente Vargas foi escolhida como projeto piloto de sustentabilidade. “Dentro  das ações que já fazíamos na escola,  essa parceria com o SEBRAE, que já era forte através de outros projetos como o “De Olho no Futuro”, só vem a somar com esse projeto piloto de sustentabilidade”, diz a secretária.

Saiba mais sobre os PEVs

Os PEV são pontos de entrega voluntária que funcionam em dias úteis e horário comercial. Nestes pontos a população pode descartar resíduos recicláveis em conteiners especiais. O recolhimento é feito quinzenalmente pela cooperativa de reciclagem. Atualmente existem 53 pontos de entrega ativos, até o final de agosto este número deve ser ampliado para 90. O recolhimento é feito quinzenalmente pela cooperativa de reciclagem. Atualmente, existem 53 pontos de entrega ativos, até o final novembro este número deve ser ampliado para 90. Além dos PEV, a secretaria do meio ambiente oferece o serviço do Caco Treco, que recolhe gratuitamente móveis e utensílios domésticos mediante agendamento pelo fone 3598-8643.

Confira os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) ativos:

Sair da versão mobile