Preço do material escolar varia até 50% em lojas de Campo Bom

Joceline Silveira/AG

Janeiro é um mês pesado para o bolso dos pais ou responsáveis. Impostos, fatura do cartão de crédito após as compras de Natal e as compras do material escolar assustam qualquer família. O gasto com os produtos escolares, porém, pode ser reduzido e não precisa ser traumático, nem para os pais nem para as crianças. Para garantir o melhor preço algumas famílias campo-bonenses estão recorrendo à pesquisa e a pechincha antes do início das aulas. Conforme a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE), neste ano, os produtos chegaram ao varejo com acréscimo de 5% a 8% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Procon RS, os acréscimos superam a inflação medida pelo IPCA, que, em 2017, ficou em 2,78%. “Os dados mostram que é preciso pesquisar em diferentes lojas, trocas informações com outros pais e se possível, tentar reaproveitar os materiais do ano anterior”, argumenta o advogado especialista em direito do consumidor João Orsi, coordenador do PROCON/CB.

Tendência é que movimento aumente nos próximos dias

O movimento nas papelarias, que era tímido nas primeiras semanas de janeiro aumentou nesta semana com a aproximação do início do ano letivo. Segundo lojistas, a expectativa é que a demanda continue intensa nos próximos dias, já que muitas famílias deixam para procurar os produtos na “última hora”.
Para Jéssica Soares, proprietária da Papelaria W.com, a procura vem crescendo desde do dia 25. “Recentemente deu uma boa aquecida nas vendas e na procura de orçamentos. O preço da parte de papelaria não mudou muito em relação ao ano passado e esperamos que as vendas aumentem ainda mais nos dias que antecedem a volta às aulas”, espera.

Para a professora Daniela Klein, que levou a filha Maria Luiza para comprar os últimos itens da lista, os preços estão bons, mas é preciso pesquisar na hora de levar os materiais para casa. “Tem que pechinchar e pesquisar muito porque dá muita diferença de uma loja para outra. Além disso, o movimento de pessoas deve aumentar ainda mais nos próximos dias, compensando adiantar a ida às papelarias e livrarias”, argumenta
Daniela conta que pesquisa “bastante”. “Vou em várias lojas, vários dias. Não saio comprando por impulso”, comenta ela, com a lista na mão.

Já para a industriaria, Ângela Meinhardt, a estratégia é comprar o material durante o ano para evitar os aumentos sazonais dos itens. “Aproveito as promoções e vou comprando, porque geralmente a livrarias não fazem liquidações em períodos próximos ao início do ano letivo. Então quando vejo que o item está com um preço bacana compro e guardo”, revelou Ângela.

A pesquisa

O AG fez uma pesquisa de preço com treze itens básicos da lista de material escolar em papelarias da Campo Bom. No total, dois estabelecimentos comerciais participaram da pesquisa, Papelaria W.com e Karoane Papelaria e Bazar. Nossa produção entrou em contato com a Clip Na Graça, que preferiu não divulgar os valores e a Prisma Livraria não respondeu a pesquisa até o fechamento desta matéria.

Sair da versão mobile