Prática de atividades físicas ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Reprodução/Facebook

Em tempos de pandemia do Covid-19, a recomendação é ficar em casa. As medidas restritivas de isolamento estão sendo adotadas em todo o país, inclusive em Campo Bom, através do decreto municipal que mantém a proibição de funcionamento de parques públicos e privados, academias, ginásios esportivos e campos de futebol.

A restrição de acesso a esses locais de prática de atividades físicas pretende prevenir a propagação do Coronavírus, já que são espaços de concentração de pessoas e muitas vezes de compartilhamento de equipamentos e pouca ventilação.

Mas isso não quer dizer que a população deva ficar parada. Praticar exercícios físicos é importante nesse período de quarentena e de isolamento social, pois além de melhorias ativas do organismo como aumento da imunidade, um ponto bastante positivo diante de um vírus que se instala por conta da imunidade baixa ou mais debilitada, reduz riscos cardiovasculares e mantêm ossos, articulações e músculos saudáveis. “A atividade física em tempos de quarentena extrapola o benefício físico. Se torna uma grande aliada na manutenção da saúde mental e de grande valia para o sistema imunológico”, avalia o professor de Educação Física e Diretor de Lazer da Secretaria de Esporte e Lazer de Campo Bom (SMEL), Rafael dos Santos Borges.

Esporte contra o Coronavírus

Pensando em colocar os campo-bonenses para se mexer, a SMEL lançou no dia 21 de março o programa “Esporte contra o Coronavírus” que está usando as redes sociais para ensinar exercícios que podem ser realizados em casa. O grande desafio dos profissionais é estimular a prática de atividade física neste momento de crise.

O projeto disponibiliza diariamente dois vídeos de aulas com exercícios físicos, moderados, com duração entre 10 e 15 minutos, produzidos pela equipe da Secretaria composta de professores e estagiários da Estação Saúde. “Ao longo deste período o projeto foi ganhando novos adeptos e muitos amigos e simpatizantes foram acrescentando a esta rede de exercícios. Também, os estudantes da Universidade Feevale que são nossos estagiários, estão super envolvidos na atividade mostrando que a teoria e a prática devem andar lado a lado”, relembrou o secretario da SMEL, Rodrigo Silva.

As atividades buscam contemplar todas as idades e podem ser adaptadas a vários níveis de dificuldade na execução. “Neste momento além do nosso público direto, estão em casa todos os familiares e precisamos contemplar a todos. Buscamos, além de conscientizar as pessoas para que fiquem em casa, façam seus exercícios e saiam do ócio com alternativas para que possamos enfrentar a pandemia do Covid-19 de maneira mais saudável possível e que se mantenham ativas”, detalhou Silva.

Atividade requer cuidados

O professor de Educação Física, Rafael dos Santos Borges alerta sobre a importância de se exercitar com responsabilidade. “Estamos em quarentena voluntária e nos manter saudáveis e ativos também é uma forma de reforçar a imunidade. É fundamental evitar o sedentarismo”, pontua. Faz-se necessário respeitar os variados perfis e faixas etárias dos “atletas caseiros”.

Exercícios de baixo impacto são direcionados para idosos, gestantes e crianças. Para aqueles já acostumados com as atividades físicas, de prática regular, mas que por enquanto não podem ir a academias e parques, a rotina deve começar com o alongamento para depois iniciar com as atividades de fortalecimento, tudo moldado pelas restrições do lar, mas que não são, de forma alguma, impedimentos. “É sempre importante prestarmos atenção ao nosso corpo. Atividades que nunca estiveram na rotina de uma pessoa não devem ser incluídas sem a prescrição de um profissional. As atividades de alongamento, relaxamento muscular, exercícios respiratórios e as atividades que já estejam na nossa rotina podem e devem ser utilizadas neste período”.

Sair da versão mobile