A Polícia Civil de Campo Bom prendeu, nesta quarta-feira (2), o homem investigado por maus-tratos a uma cadela, com suspeita de abuso sexual contra o animal. O crime ocorreu no dia 9 de abril de 2025, em uma residência no bairro Vila Operária.
Na ocasião, após receber uma denúncia, os policiais foram até o local e encontraram o animal em condições visivelmente degradantes, com sinais de maus-tratos e lesões, conforme apontado em laudo veterinário. A cadela foi resgatada pela ONG Campo Bom pra Cachorro e encaminhada a uma clínica veterinária para atendimento.
O suspeito havia sido autuado em flagrante, mas, inicialmente, responderia em liberdade. Após recurso do Ministério Público, a Vara Regional do Meio Ambiente reconsiderou a decisão e decretou a prisão preventiva do acusado. O mandado foi cumprido nesta quarta-feira e o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A vereadora Kayanne Braga (PDT), representante da causa animal no Legislativo, destacou a importância do caso para o fortalecimento da luta em defesa dos direitos dos animais:
“Isso mostra que nós estamos avançando com os direitos dos animais e o direito de todas as espécies, de todo ser vivo. A gente sabe que é muito difícil conseguir a prisão preventiva de uma pessoa que abusou de animais, e temos vários casos em outros municípios em que os abusadores continuam soltos. Hoje, demos mais um passo muito importante, mostrando que, cada vez mais, a representação e a busca por essa dignidade para os animais está sendo eficiente.”
A Polícia Civil reafirma seu compromisso no combate aos crimes de crueldade contra animais e reforça que a população pode contribuir com denúncias anônimas pelo WhatsApp (51) 98401-3237.