Na última terça-feira, 11, policiais civis da Delegacia de Campo Bom com apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado de Caxias do Sul realizaram o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, contra um grupo criminoso investigado de praticar uma série de crimes de extorsão em todo o Estado. Os crimes praticados pelos investigados eram realizados contra familiares de vítimas de homicídios. O grupo criminoso escolhia as vítimas que perderam parentes recentemente, buscavam informações sobre elas e entravam em contato, inventando que os familiares mortos teriam realizado denúncias para a polícia e por isso teriam sido executado, cobrando valores para que elas também não fossem mortas.
Foram identificadas vítimas em Sapiranga, Farroupilha, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Erechim, Seberi, Rodeio Bonito, Feliz, Serafina Corrêa, além de vítimas do Estado de Santa Catarina.
Durante a investigação, foi apurado que uma das vítimas chegou a realizar o pagamento de R$ 13.700,00 (treze mil e setecentos reais), com medo de ser morta.
O Delegado de Polícia, Rodrigo Camara, destacou que foram obtidas diversas provas do envolvimento do grupo criminoso nos crimes, a partir de quebras de sigilo telefônico e informático, bem como extensivo trabalho de análise e cruzamento de dados.
Os criminosos realizavam os crimes de forma extremamente violenta, com graves ameaças por meio de ligações telefônicas e mensagens de texto.
Além disso, um dos autores dos crimes praticava as condutas enquanto estava recolhido na Penitenciária de Caixas do Sul.
Além do cumprimento dos mandados de prisão, também foram apreendidos telefones celulares e a investigação segue para apurar a atuação de outras pessoas envolvidas nos crimes.
Denúncias:
A comunidade pode contribuir com o trabalho Polícia Civil de Campo Bom, realizando denúncias anônimas através do WhatsApp (51) 98401-3237.