Perfil de contaminados: Os casos de Coronavírus têm aumentado entre os mais jovens

Levantamento de dados feitos pelo AG aponta um aumento de contaminação de Covid-19 entre pessoas mais jovens.

Se no início da pandemia a “certeza” era de que o novo coronavírus só abalaria pessoas mais velhas e com comorbidades, um ano após tais constatações, a realidade mostrou que nada é certo quando o assunto é Coronavírus.

O aumento da incidência de Covid-19 entre pessoas jovens, na faixa etária de 18 a 39 anos, começa a alarmar o Brasil. Somente em Campo Bom, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualizado em 04/03/2021, do total de casos — 6.831 confirmados— 45% dos registros são de pessoas entre 18 e 39 anos e 15% são pessoas acima de 60 anos. Atualmente, o município soma 3.050 casos positivos entre a população jovem, contra 1.025 da população mais velha.

Um dos fatores que podem justificar o crescimento de tais números é por essa faixa etária ser considerada mais ativa da população, propensa a circular mais e, por conta disso, também com maior possibilidade de transmissão da doença. Por terem mais defesas imunológicas, o número de óbitos é menor, mas não quer dizer que não adoeçam com gravidade. Não se pode negar, ainda, que é esse grupo o que mais costuma frequentar festas clandestinas e participar de aglomerações e reuniões, como se comprovou, duas semanas atrás, durante o feriado de Carnaval, o que também contribuiu para o aumento de casos.

Sair da versão mobile