Páscoa: Por que ovos, chocolate e coelhos são símbolos da data?

Quando se aproxima a Páscoa, muitos símbolos que representam a data podem ser observados nos mais diversos lugares. Ovos e mais ovos de chocolate são um exemplo disto, muitos acompanhados de cartazes com imagens do famoso coelhinho da Páscoa.

Entretanto, apesar da popularidade desses símbolos, geralmente não conhecemos seus significados. O que explica a associação entre eles com a celebração da Páscoa e a crença na ressurreição de Jesus Cristo? Há controvérsias e diferentes versões circulam entre os religiosos.

COELHO
Uma dessas versões, que tem sido disseminada ao longo dos séculos, é a de que Maria Madalena teria ido antes do amanhecer do domingo de Páscoa ao sepulcro de Jesus — crucificado, na sexta-feira — e, ao chegar, teria visto a sepultura entreaberta. Um coelho, que teria ficado preso na rocha do túmulo aberto, e este seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Cristo.

OVO
O ovo, por sua vez, é um símbolo de vida e renascimento. Povos da Antiguidade, como era o caso dos romanos, propagavam a ideia de que o Universo teria a sugestiva forma oval. Na Idade Média, houve quem acreditasse que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo. Dentre outras crenças.

CHOCOLATE
Por volta do século 18, os confeiteiros franceses resolveram experimentar a técnica de esvaziar os ovos e recheá-los de chocolate. Um século depois, os ovos passaram a ser feitos de chocolate e recheados por bombons. A invenção foi aprovada até por quem não vê qualquer significado religioso em ovos e coelhos.

Sair da versão mobile