A casa de recuperação Desafio Jovem Luz no Vale, em parceria com a empresa Box Print, desenvolveu um projeto inovador que tem impactado positivamente o tratamento de dependentes químicos e alcoólatras. Por meio do trabalho com paletes doados pela empresa, os internos encontram uma oportunidade de reorganizar suas vidas, aprender disciplina e fortalecer o convívio social.
O projeto Desafio Jovem Luz no Vale, localizado no Bairro Quatro Colônias, há quase 30 anos acolhe pessoas em processo de recuperação da dependência de álcool e drogas, e atualmente firmou uma parceria com a empresa Box Print, em um projeto que une sustentabilidade e trabalho social.
Como parte do projeto, os internos passam parte de seu tempo transformando paletes de madeira, doados pela empresa, em objetos úteis e criativos.
Além de contribuir para a sustentabilidade, o trabalho oferece a chance de aprendizado e reintegração para os participantes. “A gente vem de uma vida totalmente desregrada, esse setor aqui nos dá a oportunidade de reorganizar a vida, um convívio social e uma reintegração. Nós temos horários para cumprir, temos que ter disciplina, coisas que a gente não vivia lá fora no mundo da drogadição”, relatou um dos internos do programa, que já está há 5 meses em processo de recuperação.
Outro interno, que tem uma experiência prévia com móveis, revelou que a iniciativa tem sido uma oportunidade de aprendizado. “Eu já trabalhei com móveis, mas ainda tenho dificuldades porque é bem diferente [do que trabalhava], mas Deus está nos capacitando. Eu olhava para um palete e não enxergava que conseguiria fazer algo assim. Então, somente gratidão à casa pela oportunidade.”
O projeto também gera um impacto positivo direto para a instituição. Os móveis feitos com os paletes podem ser adquiridos pela população. A casa de recuperação comercializa os itens prontos e reverte o valor arrecadado em mantimentos para a manutenção das atividades e do atendimento aos internos.
Nelson Moraes, diretor e fundador da casa de recuperação Desafio Jovem Luz no Vale, ressaltou a importância da parceria com a Box Print. “Pra nós, é algo muito importante ter uma empresa que pensa na área de recuperação de dependentes químicos. Há muito tempo buscávamos essa parceria com empresários, e surgiu a Box Print, que teve essa iniciativa de abrir as portas. Nós somos muito gratos, porque percebemos que, desde que os meninos começaram a fazer esses trabalhos, a autoestima deles aumentou bastante. Tenho certeza de que iremos colher muitos frutos desse projeto, e a Box Print terá um papel fundamental nisso.”
Para a empresa Box Print, essa iniciativa representa a união entre responsabilidade social e sustentabilidade, promovendo a recuperação por meio da construção de móveis. “Na Box Print, o compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade está no centro das nossas operações. Como empresa B, incorporamos práticas de ESG em todas as nossas iniciativas, e a parceria com a ONG Luz no Vale é um exemplo disso. Através do nosso Comitê ESG, elaboramos um sistema de doação de paletes que seriam descartados para a construção de móveis que auxiliam na recuperação de dependentes químicos, que não só colabora com a redução de resíduos, mas também oferece um suporte fundamental a um processo de reintegração social. Apesar de estarmos espalhados pelo Brasil com 8 unidades, nascemos aqui, e esse apoio está totalmente alinhado com o nosso propósito de fazer a melhor embalagem PARA o mundo, ajudando a criar um impacto positivo tanto no meio ambiente, quanto na comunidade.” reforça a empresa.
O projeto se apresenta como um exemplo de como a colaboração entre empresas e instituições sociais pode gerar mudanças significativas na vida das pessoas.
Ao integrar sustentabilidade e recuperação, a iniciativa traz um novo sentido para aqueles que buscam reconstruir suas vidas e encontrar uma nova perspectiva de futuro.
Para quem tiver interesse em visitar a instituição e adquirir os móveis e objetos de decoração, pode entrar em contato através do WhatsApp (51) 99963-1370, ou ir até o local na Rua Estrada Quatro Colônias Norte, 5375 – Bairro Quatro Colônias – Campo Bom