Pacientes que morrem de Covid-19 podem doar seus órgãos?

Divulgação

A doação de órgãos de pessoas que morreram por conta da covid-19 tem restrições, de acordo com norma técnica, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa- em 2020 (clique aqui). Pois, caso o vírus ainda esteja ativo no organismo do doador, tanto a pessoa que recebe o órgão quanto a equipe cirúrgica podem ser contaminadas.

De acordo com a norma técnica, que serve como recomendação à rede hospitalar brasileira, pacientes positivados para Covid-19 não podem fazer a doação.
Já pessoas que contraíram o vírus, mas que se recuperaram completamente dos sintomas, poderão doar, desde que um teste RT-PCR seja realizado e tenha apontado como negativo antes da captação dos órgãos, isso significa que, se o doador estava curado há mais de 28 dias, o processo para a liberação dos órgãos deve ser validado pela equipe de transplante, conforme a urgência do paciente recebedor. O mesmo é válido para pacientes que faleceram com suspeita de Covid-19.

Desde o ano passado, qualquer doador de órgãos precisa ser testado negativamente para Covid-19, mesmo que a pessoa tenha falecido em decorrência de um acidente ou de qualquer outra causa sem nenhuma relação com o coronavírus.

Sair da versão mobile