O trabalho do órgão de segurança é 24h por dia e o efetivo inicial é de 25 guardas
Um dos principais projetos da história de Campo Bom foi concluído e encontra-se em total funcionamento desde o último dia 3: a Guarda Municipal (GMCB) está nas ruas da cidade. A formatura da primeira turma ocorreu na sexta-feira (2), no Teatro do Cei, e já no sábado (3) eles se encontravam em pleno exercício da função. A atuação da GMCB é em cooperação com as demais polícias para proteger o patrimônio público e os cidadãos campo-bonenses, assim reforçando a segurança pública no município.
A criação da Guarda Municipal foi uma iniciativa do prefeito Luciano Orsi e um concurso público foi aberto em 2020 a fim de preencher o quadro da corporação. “Tomei a decisão de formar a guarda a partir dos anseios da comunidade que pedia um órgão de segurança a nível municipal, pois eu também tinha esse entendimento, que precisávamos desse suporte na segurança”, observa. Ao todo, 31 alunos, aprovados no concurso, concluíram curso de formação de mais de 1,3 mil horas, dos quais 25 compõem o efetivo inicial. Eles passaram pela avaliação da Polícia Federal para o porte institucional de armas, destaca o secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara.
Entre os 34 atendimentos registrados até a última sexta-feira (9), estão chamados para a perturbação do sossego, policiamento local e um caso de violência física que resultou na prisão do agressor. “Os guardas estão tecnicamente e psicologicamente preparados para atender às ocorrências que lhe competem, como é o caso daquelas que têm como objetivo garantir a segurança da população”, afirma o comandante da GMCB, Emerson Edinei Lopes. A atuação é 24h por dia e os telefones são: 153 ou (51) 3598-6262.