Operação Reverso investiga servidor suspeito de corrupção em Campo Bom

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Divulgação Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, nesta segunda-feira (20), a Operação Reverso, com o objetivo de apurar crimes de corrupção, prevaricação e falsificação de documentos supostamente praticados por um servidor público municipal no exercício de suas funções. A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Campo Bom, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Administração Municipal e contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS).

Conforme as investigações, o servidor, agindo de forma isolada, teria criado uma empresa de fachada para prestar serviços técnicos relacionados a planos de prevenção e proteção contra incêndio (PPCI). Utilizando-se do cargo público, ele convencia empresários a realizar pagamentos indevidos, fazendo-os acreditar que tais planos eram obrigatórios e indispensáveis para a regularização de seus estabelecimentos.

A apuração teve início ainda em 2024, após o Corpo de Bombeiros Militar identificar indícios de irregularidades e comunicar os fatos à Polícia Civil, o que possibilitou a abertura de inquérito. Até o momento, já foram identificadas mais de 30 empresas prejudicadas nos municípios de Campo Bom, Novo Hamburgo e Dois Irmãos.

Durante a operação, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos por determinação do Poder Judiciário, resultando na apreensão de telefones celulares, computadores e documentos que serão analisados pelos investigadores.

O delegado Rodrigo Camara, responsável pelo caso, destacou a importância da atuação conjunta das instituições envolvidas.

“A participação da Agência de Inteligência do Corpo de Bombeiros foi fundamental para desvelar o esquema. A Administração Municipal também colaborou desde o início da investigação e, tão logo foi informada de que o afastamento do servidor não comprometeria as apurações, determinou o imediato afastamento do funcionário”, afirmou.

A Polícia Civil segue analisando o material apreendido para aprofundar as investigações e esclarecer todos os fatos.


Posicionamento da Prefeitura

“A Administração Municipal em apoio à Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar, informa que, na manhã desta segunda-feira (20), foi realizada uma ação policial em suas dependências, dentro de um processo investigativo iniciado ainda em 2024, referente a planos de prevenção e proteção contra incêndio (PPCI).

A Operação, conduzida pelas autoridades competentes, teve como objetivo reunir provas e cumprir mandados judiciais, referentes à apuração de supostas irregularidades atribuídas a um servidor público específico. Desde o início das investigações, a Prefeitura tem prestado total apoio aos órgãos responsáveis, fornecendo informações, documentos e suporte necessário para o pleno esclarecimento dos fatos.

A Administração Municipal reforça que, conforme as informações disponíveis até o momento, trata-se de um caso isolado, sem qualquer indício de prejuízo aos cofres públicos ou envolvimento de outros servidores. Em cumprimento à determinação judicial, o servidor foi afastado preventivamente de suas funções por 90 dias, medida já formalizada pelo Município.

A Prefeitura de Campo Bom reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e a legalidade, e seguirá colaborando ativamente com as autoridades competentes até a completa elucidação dos fatos.

Prefeitura Municipal de Campo Bom

Campo Bom, 20 de outubro de 2025.”

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