Onda de assaltos assusta moradores da região sul do município

Moradores e comerciantes dos bairros dos Gringos e Cohab Sul, em Campo Bom, estão assustados com a onda de assaltos na região. Desde o mês de dezembro de 2019, pelo menos sete ocorrências policiais foram registradas nos bairros, duas delas aconteceram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O primeiro crime registrado aconteceu no dia 18 de dezembro, onde foram levados notebooks e tablets, equipamentos que foram repostos com verba da APAE. Na última ação, em 17 de janeiro, os eletrônicos foram furtados novamente. Três notebooks, três tablets além de uma quantia em dinheiro, material escolar e alimentos.

O bandido entrou no interior do prédio por uma basculante (20×50) após pular o muro de uma residência vizinha e arrombar a janela da sala de fisioterapia.

Medo e insegurança:

Segundo a secretária Adriana Vargas, que trabalha há 24 anos na APAE, a suspeita é que os dois crimes tenham sido praticados pelo mesmo homem que há cerca de três meses vem cometendo furtos em residências no bairro dos Gringos. “Há pelo menos quatro registros de vizinhos da APAE que tiveram suas casas arrobadas desde o Natal, e é sempre do mesmo jeito, ele entra por janelas basculantes”, releva Adriana, que acrescenta “Ele [bandido] acaba conhecendo a rotina da escola, e aproveita os finais de semana, quando não tem ninguém aqui. São nesses momentos que ele vem e faz toda essa ação aqui”, reclamou.

Uma das vítimas, também moradora da rua Helmuth Blos que preferiu não se identificar, teve a casa arrombada no dia 27 de dezembro enquanto almoçava em uma vizinha distante cerca de 15 metros da residência. “Moro há 16 anos no bairro e foi a segunda vez que fui assaltada. Não imaginava que isso poderia acontecer pois o Gringos sempre foi um bairro calmo, raramente ouvimos relatos de assaltos. Mas nada como agora, quase todas as casas da rua foram arrombadas”, revela a moradora que já instalou alarmes e pretende construir muros em torno da residência.

Reunião com moradores:

Cerca de 100 moradores do bairro Gringos e região participaram de uma reunião sobre segurança pública no Ginásio da Escola Marquês do Herval e contou com a presença da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), através do secretário Rosalino Constante Seara e de sua equipe de trabalho; do comandante da Brigada Militar campo-bonense, o capitão Tiago Reimann; e dos vereadores Jerri de Moraes e Victor Souza.

Com o objetivo de definir prioridades e estratégias de segurança na área, o capitão Reimann abordou a importância do registro de ocorrência, que gera estatísticas para melhorar o policiamento. “As forças de segurança do município balizam suas ações com base nos números de registros. Tenham certeza que a BM trabalha 24 horas em prol da comunidade, mas precisamos que vocês sejam nossos parceiros, nos munindo destes dados para que possamos operar de uma forma ainda mais eficiente e cirúrgica”, definiu.

Já o secretário da SMST apresentou um relato de tudo que está sendo feito na área de segurança pela Administração Municipal. “Lançamos recentemente o edital para o concurso de agentes da Guarda Municipal. Essa será uma importante ferramenta de segurança, nos ajudando a proteger espaços e logradouros públicos, bem como a comunidade que frequenta estes locais. Dessa forma, poderemos dar suporte e liberdade para que o contingente da nossa BM possa dar atendimento a outras demandas da comunidade. Também estamos investindo na reforma e aquisição de equipamentos para aperfeiçoar a sala de monitoramento da BM, criando ainda uma rede colaborativa com câmeras privadas de cidadãos e de empresas, além de implantarmos 36 câmeras de monitoramento pela cidade. Assim, usamos a tecnologia como nossa aliada, para darmos uma resposta mais rápida e eficaz para os anseios de segurança da nossa comunidade”, destacou.

Suspeitos foram presos:

De acordo com o capitão Reimann, na madrugada do último dia 12, dois suspeitos de serem os autores dos assaltos nos bairros dos Gringos e Cohab Sul foram presos após furtarem dois botijões de gás de uma residência da região. “Vizinhos flagraram dois homens arrombando o depósito de uma residência, onde a moradora armazenava os botijões e acionaram a Brigada Militar. Durante as buscas eles foram localizados, um deles reagiu e entrou em luta corporal com os policiais, porém sem êxito”, detalhou o comandante da BM de Campo Bom.

Ainda segundo Reimann, os suspeitos de 31 e 40 anos, possuem vasta ficha criminal e foram autuados por roubo a residência.

Sair da versão mobile