Oficina estimula a autoestima e o empreendedorismo feminino

Foto: Joceline Silveira/AG

O mundo mudou e as mulheres estão cada vez mais em evidência no mundo dos negócios. Na última década, a quantidade de donas do próprio negócio subiu 16% no país e a busca por qualificação, segundo dados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), evoluiu na mesma proporção. Ou seja, não só as mulheres estão empreendendo, como buscando qualificar-se para aumentar seus conhecimentos sobre negócios e sobre o próprio mercado.

Pensando nestas mulheres que desejam empreender e se qualificar o Grupo de Voluntárias Elas por Elas, em parceria com a loja Woll Haus e a Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação (SEDSH), promoveu no dia 17, uma oficina de customização de jeans, para um grupo de 14 mulheres cadastradas no CRAS. “A proposta é proporcionar a qualificação de mulheres que desejam empreender, criar o próprio negócio e gerar renda”, comentou a primeira-dama, Kátia Orsi, coordenadora do Grupo Elas por Elas.

Além de aumentar a participação feminina na economia familiar a iniciativa visa estimular a autoestima das participantes. “Muitas mulheres que hoje estão sem emprego e não conseguem se recolocar no mercado de trabalho, desejam empreender, mas não sabem como e nem onde. Mostrar alternativas simples é uma das metas”, enfatiza Kátia.

Para a empresária Islain Backes, proprietária da loja Woll Haus, ações como essa podem despertar a criatividade e novas habilidades, que até mesmo as alunas desconheciam. “Estar próximo da comunidade, contribuir com o seu desenvolvimento, também nos dá a possibilidade de explicar mais sobre nosso trabalho, o que produzimos, como fazemos e qual o nosso compromisso com Campo Bom. Durante a oficina descobrimos muitos talentos, isso deve ser fomentado cada vez mais. O empreendedorismo abre muitas portas e com certeza essas mulheres vão sair daqui pensando diferente”.

A iniciativa pretende oferecer mais duas ações no mês de agosto, uma oficina de confecção de bolsas e mochilas com jeans e outra sobre empreendedorismo.

Sair da versão mobile