A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Sol segue avançando em Campo Bom e já representa, para centenas de famílias, um futuro de acesso mais próximo e contínuo aos serviços de saúde. Iniciada em abril, a obra já tem os muros de contenção e fundação da estrutura concluídas, além do andamento da construção dos pilares. Nas próximas semanas, deve ser realizada a construção da laje, para que, até o final do ano, o corpo principal da obra seja finalizado, abrindo caminho para a construção de paredes e início dos acabamentos em 2026.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Thiago dos Santos, a fundação, construção das vigas e laje é a parte mais delicada da obra. “Estamos falando de 50% dos serviços, que é a parte estrutural. Após isso, são etapas que andam mais rápido, que podem ser finalizadas em um período mais curto”, ressalta.
No total, serão 500 m² de estrutura, projetada para atender com conforto e segurança cerca de 2,3 mil moradores do Jardim do Sol (parcialmente) e do Morada do Sol (integralmente). Atualmente, a comunidade desses bairros é atendida pela equipe da Área 09 na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Lúcia.
A UBS Morada do Sol ofertará consultas médicas (adulto, infantil e idoso), atendimento de enfermagem, pré-natal, planejamento familiar, acompanhamento de crônicos como hipertensos e diabéticos, coleta de preventivo, rastreamento de câncer de mama, imunização, puericultura, saúde do idoso, odontologia, grupos de promoção da saúde (hiperdia, gestantes, tabagismo), ações educativas e visitas domiciliares por diferentes profissionais. Não há previsão imediata de contratação de novos profissionais, mas poderá haver equipe odontológica adicional. Os demais servidores serão remanejados da atual Área 09, garantindo continuidade de atendimento e preservação do vínculo com os mesmos profissionais.
Moradora do bairro, dona Iracema de Souza Ferreira, 75 anos, comemora a instalação da UBS a 5 minutos de casa. “Para ir ao posto (ESF Santa Lúcia), preciso pegar um ônibus, por ser em cima do morro. Quando ficar pronto aqui (UBS Morada do Sol), vou poder vir e voltar a pé”, enfatiza.
O investimento é de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões, somando recursos do Governo Federal, viabilizados por meio do Novo PAC, e contrapartida do Município. Ainda não há previsão para o início dos atendimentos na UBS Morada do Sol.
Segundo a secretária de Saúde, Luana Schnorr, a construção da UBS representa equidade nos atendimentos e um melhor acolhimento à comunidade. “Mesmo que este território já esteja vinculado a uma Estratégia de Saúde da Família, a nova unidade trará benefícios à comunidade, especialmente pela facilitação do acesso, que atualmente é prejudicado pelas características do relevo local”, reforça.
