O herói campo-bonense que lutou na Segunda Guerra Mundial

Emerson Santos/PMCB

No Dia Nacional do Ex-combatente, 2 de maio, conheça a história de Christiano Pereira Duarte, soldado brasileiro que nasceu e viveu em Campo Bom

Entre os mais de 16 milhões de soldados Aliados que lutaram para derrotar a Alemanha Nazista e a Itália fascista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), havia um campo-bonense: Christiano Pereira Duarte. Ele participou, junto à Força Expedicionária Brasileira (FEB), de combates na Itália entre 1944 e 1945, como a estratégica Batalha de Monte Castello, que permitiu o avanço das forças aliadas sobre o território italiano e, consequentemente, a vitória na guerra.

Christiano nasceu em 9 de abril de 1920, onde hoje está localizado o bairro 25 de Julho, na época parte do município de Taquara. Depois da convocação, em 1944, do desembarque em Nápoles e dos combates na Europa, voltou ao Brasil em maio de 1945, mas não para Campo Bom, ficou no Rio de Janeiro. Ele integrou a equipe de segurança do presidente Getúlio Vargas, no Palácio do Catete, antes de voltar para o Rio Grande do Sul.

De volta a Campo Bom, que viria a ser reconhecido como município apenas em 1959, Christiano casou-se com Cladys Pereira Duarte em 1947 e teve um filho, Juarez Pereira Duarte. Eles viveram sempre no mesmo lugar, trabalhando como comerciantes, proprietários de um pequeno mercado. Na década de 1960, foram eles que cederam o espaço para que fosse criada a escola do bairro, a Emef 25 de Julho.

Christiano é um dos tantos heróis mundiais que lutaram na Segunda Guerra, mas que por conta da atuação nas questões locais, como na criação de uma escola pública, pode ser considerado também um herói campo-bonense. Ele morreu em 20 de abril de 2005, pouco depois de completar 85 anos. O filho Juarez e a esposa, Maria Celeste, ainda vivem no 25 de Julho e carregam com orgulho o legado e as histórias de Christiano, homenageado pelo Município em um monumento colocado na esquina da Av. Independência com a Av. João Schumann, no centro da cidade.

Sair da versão mobile