Novembro Dourado: A importância da data para combater o câncer infantil e juvenil

A campanha Novembro Dourado enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. Anualmente, mais de 400 mil crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com câncer e o diagnóstico precoce, e a melhoria do acesso aos cuidados, além da prevenção, podem salvar mais vidas.

Diferentemente do câncer do adulto, o câncer infanto-juvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.

Entretanto, assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os tumores do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Saiba mais sobre o assunto

Sair da versão mobile