Natal da Integração vai celebrar a cultura germânica

Com referências ao Bicentenário da Imigração Alemã, comemorado em 2024, natal de Campo Bom ocorre de 1º a 24 de dezembro no Largo Irmãos Vetter

O Natal da Integração, maior festa da cidade, será um natal alemão em 2023, celebrando a cultura germânica e o Bicentenário da Imigração Alemã, comemorado em 2024. O evento ocorre no Largo Irmãos Vetter, de 1º a 24 de dezembro, com o tema oficial: “Memórias da imigração alemã, novas histórias de todos nós!”.

A realização é da Prefeitura, com parceria dos centros culturais Eintracht e Glockenthal. “É um evento para todos os campo-bonenses, que a cada ano atrai milhares de visitantes ao município, movimentando o comércio local, mas desta vez com detalhes e ações que ajudam a preservar a cultura dos imigrantes alemães, da qual muito nos orgulhamos”, observa o prefeito Luciano Orsi. Além da programação que celebra a cultura germânica, o evento conta com atrações da música sertaneja e gospel, como os já confirmados César Menotti & Fabiano e Fernandinho, e um “Natal Gaúcho”.

A Alemanha tem séculos de tradições natalinas, trazidas para Campo Bom pelos imigrantes. Muitos destes símbolos e costumes serão lembrados no Natal da Integração, como o Mercado de Natal (weihnachtsmarkt), que será montado no Largo Irmãos Vetter, formado por barracas de comidas típicas, artesanato local e atrações culturais; o Calendário do Advento (advenrkalender), usado para fazer a contagem regressiva até o Natal, a partir de 1º de dezembro, espaço que será ocupado por entidades e grupos locais a fim de deixar mensagens natalinas; o Pinheiro de Natal (weihnachtsbaum), decorado com bolachas e velas; a Coroa do Advento (adventskranz), formada por quatro velas que antecedem o domingo de Natal; e os Biscoitos de Natal (plätzchens), em diversos sabores, formatos e tamanhos, de acordo com as tradições mantidas por cada família campo-bonense.

Um natal germânico no palco do Largo Irmãos Vetter

O espetáculo de dança “Segredo de Natal”, produzido com exclusividade para o Natal da Integração pelos centros culturais Eintracht e Glockental, inspirado na Coroa do Advento, tem apresentações todas as sextas-feiras do evento (dias 1º, 8, 15 e 22), seguidas por shows de bandinhas alemãs, uma noite tipicamente germânica.

Orquestras e coros também compõem a programação, valorizando as heranças musicais da imigração. No dia 2, a Orquestra Jovem de Campo Bom é responsável pela trilha sonora da Chegada do Papai Noel e, no dia 3, a Orquestra Eintracht apresenta um concerto de natal, com músicos em trajes alemães.

Nos sábados, dias 9 e 16, sobem ao palco os grupos de danças folclóricas alemãs e, nos domingos, dias 3, 10 e 17, a bandinha Quebra Galho anima os campo-bonenses no Mercado de Natal.

Sair da versão mobile