Município renova contrato com a Associação Plural para administração do PA

Divulgação

A Associação Plural, vencedora do processo licitatório para prestação de serviços médicos em caráter de plantão 24 horas e responsável técnica pelo Pronto Atendimento (PA) teve a manutenção de seu contrato renovado com a Prefeitura de Campo Bom no início do mês de janeiro. Conforme a Secretaria de Saúde, a validade da parceira é de cinco anos, mas renovável a cada doze meses. “Sempre realizamos um controle, uma avaliação do contrato, se está a contento e está preenchendo os requisitos em termos de qualidade do serviço, assiduidade, e se realmente as horas pré-determinadas estão sendo cumpridas. Por meio dele a Administração também pode cobrar a empresa, caso falte algum médico na escala de trabalho, garantindo assim atendimento médico a população sem interrupção”, pontuou a secretaria de Saúde, Suzana Ambros Pereira.

De acordo com a secretaria, a unidade não recebe verba do Ministério da Saúde e nem mesmo do Estado, sendo assim, o serviço é totalmente bancado pelo município, que mensalmente investe R$ 150.645,00 no Pronto Atendimento.

Atendimentos

No local são disponibilizados atendimentos médicos e de enfermagem, aplicações de medicações, inalações, suturas, retirada de pontos, eletrocardiograma de urgência, aferição da pressão arterial e taxa de glicemia, curativos (aos finais de semana, das 8h às 14h), administração de medicação (mediante receita médica e medicação), vacinas para atendimentos de urgência (antitetânica e antirrábica), além de atendimento odontológico e realização de exames. Ainda segundo Suzana, para manutenção dos serviços, a Plural deve manter dois médicos das 7h às 22hs, de terça à domingo e das 22hs às 7h diariamente um profissional, contando com reforços em dias de grande procura. “A terceirização no caso de um serviço de emergência é salutar devido às possíveis intercorrências e falta de médicos que podem acontecer. Neste sentido quando trabalhamos apenas com servidores concursados perdemos a agilidade na substituição destes profissionais, e a empresa neste aspecto agiliza isso e consegue repor essa defasagem, garantindo que a população não fique sem atendimento”, esclarece.

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