Município registra mais de 30 dias sem novos casos de Coronavírus

Há mais de um mês Campo Bom não registra um caso novo de coronavírus. São exatos 33 dias completados na quarta-feira, 6, sem uma confirmação nova. Das cidades de abrangência da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) que registraram casos de Covid-19, Campo Bom é a que tem a menor taxa de incidência por número de habitantes. Na cidade há quatro casos – todos curados -, o que representa uma confirmação para cada 15 mil habitantes. Na outra ponta, há cidade de abrangência da Amvars com um caso a cada 3,6 mil moradores.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito Rosalino Constante Seara lembra que o combate intenso foi importante para conter a expansão da Covid-19 com ações focadas da Administração Municipal desde o início. O primeiro caso de coronavírus do Estado foi notificado em Campo Bom em 9 de março e, desde então, uma força tarefa envolvendo todas as secretarias, voluntários e empresas ganhou corpo em um exército de boas ações chamado Todos Por Campo Bom.

Acesso restrito: “A primeira medida foi a restrição de acesso à cidade com barreiras. A ação visava limitar o ingresso de pessoas que não residiam no Município, orientando para as condutas de higienização”, comenta. Na ocasião além das barreiras físicas, equipes interagiam com condutores. Em um segundo momento, começaram ações de conscientização geral da comunidade com equipes orientando as pessoas sobre a importância do uso de máscaras de proteção e álcool gel em serviços essenciais cujo funcionamento era permitido por decreto tais como lotéricas e bancos da região central.

Na sequência, a medida ganhou os bairros, caracterizando a terceira etapa. Na quarta fase de trabalhos, quando foi emitido decreto de flexibilização da abertura do comércio, foram distribuídas máscaras para a população em geral, totalizando 45 mil já entregues graças à parceria entre empresas que doaram material e costureiras voluntárias que atenderam ao chamamento da Prefeitura e dedicaram seu tempo livre para confeccionar os itens de proteção.

Próxima etapa: O número de pessoas sem máscaras que circula na rua é uma preocupação da Prefeitura. Embora haja decretos versando sobre essa obrigatoriedade em muitos locais – principalmente na ciclovia – observa-se o descumprimento da medida. E é justamente por esta constatação que será implantada a próxima fase da ação. “Nos próximos dias, entramos na quinta fase de ações contra o coronavírus com a intensificação do corpo a corpo”, aponta Rosalino. Ele comenta que haverá intensificação da conscientização nas sinaleiras da área central. “A ação de conscientização deve ser constante, por isso voltaremos a abordar motoristas que não estiverem usando máscara para intensificar essa medida”, reforça o secretário.

Segundo ele, também haverá pontos identificados na cidade com voluntários instalados em birôs de atendimento onde haverá material informativo, álcool gel e reforço sobre a importância da prevenção. Neste caso o público alvo será o pedestre. Rosalino acredita que aos poucos as pessoas estão tendo mais informações sobre o coronavírus e se conscientizando da importância do papel de cada um no combate a essa pandemia, sendo o distanciamento social uma das medida que precisa de maior ênfase na conscientização.

Sair da versão mobile