Mudanças climáticas: o que é e o que a gente tem a ver com isso?

Divulgação

Diante da excelente repercussão do Biologia em Pauta, lançada em março de 2021, que abordava mitos e dúvidas sobre a fauna e flora, o AG volta com a série, em parceria com a bióloga, Carolina Rangel – formada em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões. Desta vez, será debatido as mudanças climáticas, fauna e flora da região do Vale dos Sinos e curiosidades da biologia. Visando, especialmente, o ensino fundamental, atendido pelo programa AG Educa. Confira a seguir a primeira parte da série Biologia em Pauta.

Carolina Rangel, bióloga

Sempre que a mídia falar de tempestades, enchentes, ondas de frio ou de calor intenso, escassez de água, seca e outros fenômenos naturais, deveria estar mencionando as mudanças climáticas. Mas afinal, o que são elas e por que elas estão acontecendo?

O planeta Terra possui em sua atmosfera diversos gases que formam um fenômeno chamado Efeito Estufa, que equilibra a temperatura do planeta permitindo que exista vida na Terra. Como isso acontece? Normalmente, a radiação do sol que chega ao planeta é dividida: uma parte é refletida para o espaço e a outra é absorvida pelos oceanos e superfície terrestre, aquecendo a Terra. Contudo, o efeito estufa também armazena parte desse calor na atmosfera, que permite equilíbrio da temperatura terrestre. Sem o efeito estufa, a temperatura da Terra seria muito baixa.

Existem muitos gases responsáveis pelo efeito estufa, sendo o principal o gás carbônico (CO2), o qual está tendo suas concentrações aumentadas significativamente nos últimos anos. E é aí que o efeito estufa se torna um problema. Com o aumento desses gases, a temperatura média do planeta aumenta também, ocasionando o famoso aquecimento global.

Entre as principais causas do aquecimento global destacam-se ações humanas, como o desenvolvimento industrial e o desmatamento das florestas, pois ambos liberam muitos gases para a atmosfera. Esse aumento de temperatura altera o clima e é responsável pelos fenômenos naturais mencionados anteriormente e que vemos com cada vez mais frequência na TV e nas redes sociais.

Quais as consequências?

Na natureza: Assim como nós não podemos viver sem água ou em ambientes muito quentes ou muito frios, plantas e animais não conseguem sobreviver se o seu ambiente e suas condições forem alterados drasticamente. Sendo assim, muitas espécies estão sofrendo com as mudanças climáticas e a destruição de suas casas, algumas estão sendo até extintas.

Na saúde: O aquecimento global aumenta a disseminação de doenças transmitidas por mosquitos, pois eles aproveitam o calor para se reproduzirem! Além disso, ondas de calor e queimadas podem promover ou agravar problemas respiratórios, no coração e na pele das pessoas.

Na alimentação: As plantações de alimentos sofrem com os períodos de seca e falta de chuva, que afetam diretamente na quantidade e na qualidade dos mesmos. Como consequência, futuramente poderá faltar alimentos no mundo inteiro.

Esses são alguns exemplos que provam que precisamos encontrar formas equilibradas de convívio com a natureza (da qual fazemos parte!) e utilização de seus recursos naturais, para que as gerações futuras possam viver em um planeta saudável.

O que devemos fazer?

Se a principal causa é o aumento da emissão de gases, como o gás carbônico, devemos agir para diminuirmos suas emissões. Ações no dia-a-dia podem contribuir muito para isso! Confira algumas:

Consumo consciente: Se possível, invista em produtos mais sustentáveis e tecnologias que consomem menos energia. Evite comprar produtos desnecessários e em excesso.

Reduza o uso de plástico: Para a produção de produtos plásticos, são emitidas grandes concentrações de CO2, e muitos dos produtos são utilizados apenas uma vez. Substitua o uso de plástico, sempre que possível. Nos supermercados, por exemplo, opte por ecobags.

Preserve as florestas: As florestas estão na linha da frente contra o aquecimento global, pois elas absorvem parte do CO2 que é emitido através da fotossíntese. É preciso preservar as florestas que ainda estão de pé e restaurar parte do que já foi perdido. Plante árvores! Você sabia que cinco árvores podem absorver até 1 tonelada de CO2 durante a vida?

Recicle e reutilize: Muitos produtos que consumimos podem ser reciclados, portanto não os misture lixo seco com orgânico. Respeite a coleta seletiva e reutilize quando possível.

Sair da versão mobile